No Dia Mundial do Meio Ambiente, OAB Paraná celebra a sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com intensidade na OAB Paraná. Coube à instituição sediar hoje a etapa da Semana SAM (Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade), que pela manhã contou em seu auditório com palestras sobre escritórios sustentáveis, energia renovável e direito ambiental urbano. No evento, destacou-se também que a OAB Paraná foi a primeira seccional do sistema a aderir ao Pacto Global das Nações Unidas.

Na Galeria de Presidentes, um banco feito de matéria reciclável ilustra a iniciativa da OAB em parceria com a empresa Eco Local para reduzir o lixo enviado a aterros sanitários. O projeto permite a reutilização da matéria-prima, um princípio da economia circular que proporciona redução de impacto ambiental e proveito econômico.

Longe de ser um conceito vago, a sustentabilidade tem estado presente nas decisões mais cotidianas. A escolha da água mineral utilizada nos eventos realizados pela seccional, por exemplo, também foi baseada em critérios ambientais. Em vez de copos e embalagens plásticas, a água servida agora vem em garrafas de vidro retornáveis.

Outras iniciativas baseadas no tripé sustentabilidade – acessibilidade – mobilidade estão em curso na seccional. Desde 2017, a OAB Paraná cuida de dois jardinetes próximos à sua sede. A adoção das áreas verdes é fruto de um acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba fechado em setembro de 2017, numa demonstração de que entidades privadas também podem zelar pelo ecossistema.

Na próxima sexta-feira, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e um grupo de conselheiros seccionais virão trabalhar de bicicleta, saindo do centro da cidade. A iniciativa busca, sobretudo, inspirar a advocacia e a sociedade paranaense a buscar alternativas de mobilidade com menor impacto ambiental.