Em ação de solidariedade da OAB Paraná, crianças atendidas pelo Projeto Sociedade Crescer ganham vestidos e conjuntos infantis

O projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade entregou nesta quarta-feira (22/9) vestidos e conjuntos infantis para crianças atendidas pela Sociedade Crescer, instituição de apoio a crianças carentes localizada na Vila Zumbi, no centro industrial de Colombo. Foi a última entrega nesta primeira etapa do projeto, que consiste na transformação de peças do vestuário adulto, doadas por advogados e advogadas, em roupas para o público infantil em situação de vulnerabilidade.

Com o que foi arrecadado pelo projeto desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano, foi possível produzir 626 peças, distribuídas para o Centro de Convivência da Criança, de Telêmaco Borba, para o Instituto AMA e para a Associação Amigos da Caximba, de Curitiba, e agora para a Sociedade Crescer.

A iniciativa conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e da Comissão de Assuntos Culturais da seccional e foi desenvolvida em parceria com as ONGs Quem Costura a Alma Cura e a Associação Pontos com Amor, que transformam peças do vestuário adulto em roupas infantis para crianças carentes.

“Na Sociedade Crescer as crianças ficaram tão animadas que experimentavam as peças assim que recebiam”, conta a advogada Caroline Cavet, presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB Paraná e presidente da Associação Pontos com Amor. “A instituição também atende adolescentes e com eles pudemos conversar, falar um pouco da nossa profissão, e ouvir sobre os seus sonhos”, relata Caroline, que esteve acompanhada das advogada Valéria Padovani e Vânia Maria Forlin Sesto, ambas voluntárias da ONG Quem Costura a Alma Cura.

Parceria

A ação da OAB Paraná e das entidades parceiras está alinhada aos ODS da ONU, que a OAB Paraná tem procurado cada vez mais acompanhar. A campanha foi desenvolvida com dois objetivos como norte: a sustentabilidade, com o reaproveitamento como uma forma de compensar o consumo que gera ônus para o meio ambiente; e a solidariedade, que levará não só roupas, mas autoestima às crianças que vão receber as doações. Esses pilares também inspiram a Associação Pontos com Amor, que trabalha com prática upcycling, que seria uma reutilização criativa dos materiais. Na Quem Costura a Alma Cura, sete mulheres de diversas áreas se reúnem para confeccionar vestidos para meninas em situação de vulnerabilidade social.