Projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade entrega roupas infantis à associação Amigos da Caximba

O projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade fez na última terça-feira (21/9) a entrega de vestidos e conjuntos infantis para crianças atendidas pela associação Amigos da Caximba. Foram beneficiados 294 meninos e meninas, sendo que uma boa parte, sabendo da ação promovida pela OAB Paraná, compareceu para receber as peças.

A iniciativa conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e da Comissão de Assuntos Culturais da seccional e foi desenvolvida em parceria com as ONGs Quem Costura a Alma Cura e a Associação Pontos com Amor, que transformam peças do vestuário adulto em roupas infantis para crianças carentes.

Na Associação Amigos da Caximba, o grupo de voluntárias da OAB foi recebido pela fundadora da instituição, Edilaine Lima. “Ficamos aproximadamente duas horas com as crianças, ajudando-as a escolher os tamanhos. Foi muito gratificante ver a alegria com que recebiam as roupas”, conta a advogada Caroline Cavet, presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB Paraná e presidente da Associação Pontos com Amor. Também acompanharam as doações a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e as advogadas Valéria Padovani e Vânia Maria Forlin Sesto, ambas voluntárias da ONG Quem Costura a Alma Cura.

Na segunda-feira, o projeto entregou as roupas infantis na Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer (Instituto AMA). Nesta quarta-feira (22/9), a entrega foi feita também no Projeto Sociedade Crescer, localizado na Vila Zumbi, em Colombo. Com essas primeiras entregas, o projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade atendeu um total de 626 crianças até 12 anos.

Parceria

A ação da OAB Paraná e das entidades parceiras está alinhada aos ODS da ONU, que a OAB Paraná tem procurado cada vez mais acompanhar. A campanha foi desenvolvida com dois objetivos como norte: a sustentabilidade, com o reaproveitamento como uma forma de compensar o consumo que gera ônus para o meio ambiente; e a solidariedade, que levará não só roupas, mas autoestima às crianças que vão receber as doações. Esses pilares também inspiram a Associação Pontos com Amor, que trabalha com prática upcycling, que seria uma reutilização criativa dos materiais. Na Quem Costura a Alma Cura, sete mulheres de diversas áreas se reúnem para confeccionar vestidos para meninas em situação de vulnerabilidade social.