“O espaço do feminino no mundo é transformador”

“O espaço do feminino no mundo é transformador. Esse encontro nos convoca a encontrar saídas para as diversas crises que enfrentamos, sejam relacionadas às questões de gênero, que atingem diretamente as mulheres, sejam ligadas a causas de toda a sociedade. Por isso a Comissão da Mulher Advogada, ao organizar esta programação, foi além dos temas exclusivamente circunscritos ao universo feminino. A meta aqui é, a partir do conhecimento construído por mulheres de diferentes áreas, em debate também com os homens, mostrar que somente juntos seremos capazes de encontrar caminhos para os grandes problemas sociais”, afirmou a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter na abertura da Conferência Estadual da Mulher Advogada, na noite desta sexta-feira (23/3), em Maringá.

Marilena também citou versos da jornalista e escritora Márcia Eudócia Ferreira, uma mineira radicada em Maringá, onde integra a Academia de Letras local: “Me falta começo/Cadê iniciativas?/Onde estou sou…/Peregrina/Me falta espaço/Cadê passagens?/Por onde vou/Sou… Peregrina.”

Ao saudar as conferencistas, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, lembrou de Virgínia Naked, a única mulher no grupo de fundadores da seccional paranaense. “Aos poucos as mulheres foram ganhando espaço. Hoje são milhares. A luta pelos direitos da mulher tem origem na Revolução Industrial, no século XIX. Com o passar dos anos o grito de liberdade e igualdade foi se avolumando, impulsionado também pelas sufragistas que exigiram o voto feminino”, lembrou. Noronha citou Adélia Prado, Jane Austen, Virgínia Wolf, Nísia Floresta e outras intelectuais e ativistas que lutaram pelos direitos femininos.

Protagonismo

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Sbrissia Bega, explicou que a conferência busca destacar e estimular o protagonismo da mulher advogada. “É preciso repensar sobre tudo o que vem acontecendo em nossa sociedade. Por isso teremos esta noite palestras de duas grandes mulheres: a jornalista Eliane Cantanhêde, a quem tanto admiramos, e a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, a única mulher a dirigir uma seccional da Ordem atualmente”, destacou.

Luciana destacou ainda que a sustentabilidade também foi uma preocupação presente na organização do evento: dos copos sustentáveis e da substituição da tradicional pasta por uma bolsa feita com retalhos até o crachá-semente. “Ele realmente simboliza o que queremos plantar de novo em nosso país”, destacou Luciana.

Marcelo Costa, presidente da OAB Maringá, também deu as boas-vindas às participantes da conferência, destacando a importância da igualdade de direitos entre homens e mulheres, sobretudo no mercado de trabalho. “Na advocacia as mulheres já são praticamente 50%. E o protagonismo vem dessa força”, pontuou.

Abertura

A mesa de abertura foi composta também pela advogada Edni de Andrade Arruda, condecorada em novembro com a medalha Vieira Netto, a mais importante honraria concedida pela OAB Paraná às personalidades que se destacam no exercício da advocacia, promovendo a defesa das liberdades e da democracia; pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Arthur Humberto Piancastelli; pela vice-presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira e pelas palestrantes da noite, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, a jornalista Eliane Cantanhêde, comentarista política da Globonews e do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também:

A vida em sociedade só tem alguma chance se vencermos o individualismo

“Quando as condições são justas, as mulheres conquistam espaço”

Painel debate os desafios das mulheres na advocacia

Enfrentamento da violência de gênero é tema discutido na Conferência Estadual da Mulher Advogada

Painel debate participação feminina na vida pública

“Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim”, afirma Fernanda Marinela

“O Brasil é medalha de ouro no combate à corrupção”, diz Eliane Cantanhêde

“Nossa causa não é nossa; nossa causa é da humanidade”