OAB Laranjeiras do Sul recebe II Encontro Regional das CAIs

A Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) da OAB Paraná, presidida pelo advogado Wagner Maurício de Souza Pereira, promove o II Encontro Regional das Comissões da Advocacia Iniciante da OAB Paraná, nesta sexta-feira (29/11), na subseção de Laranjeiras do Sul. A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participará do evento.

O objetivo desses encontros, segundo Marilena, é debater situações que são pertinentes a cada região, aproximando mais a OAB, por meio da advocacia iniciante, das rotinas e realidades das subseções. “Cada subseção tem suas peculiaridades e suas demandas específicas. É preciso ouvir a advocacia, conhecer os problemas, para tratá-los com efetividade”, disse a vice-presidente.

Um dos principais focos de discussão será a advocacia dativa. “Acredito que vamos ouvir mais do que falar. O objetivo é esse  e vem ao encontro de uma proposta de gestão que é a interiorização – aproximar a OAB do advogado, onde quer que ele esteja”, afirmou.

Integração

De acordo com o presidente da comissão, a reunião tem o intuito de entender as demandas e problemas das regionais, além de aproximar as CAIs de subseções da OAB Paraná. “É muito importante essa proximidade com o interior para que a jovem advocacia do Paraná se integre cada vez mais”, declarou.

O evento conta com debates sobre aviltamento de honorários, nomeações de dativos, padronização de um manual da Advocacia Iniciante, e transmissões ao vivo de cursos de capacitação para a advocacia iniciante. Serão elencados também a necessidade de escritórios compartilhados, a impunidade dos advogados que reiteram em falta, a coação aos advogados por intermédio de multas e a morosidade nos Juizados Especiais.

Além dos pontos trazidos pelas CAIs locais, a comissão estadual compartilhará projetos que já estão sendo aplicados em Curitiba. “A intenção desses encontros é fortalecer a conexão da seccional com as subseções e, um modo de realizar essa proximidade, é aplicando os projetos que temos em vigor na sede da Ordem”, afirmou Pereira.