OAB leva reivindicações do Sudoeste sobre estrutura viária ao governo do estado

Representantes do Sudoeste do Paraná estiveram reunidos com o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, dentre outros parlamentares na manhã de terça-feira (9/2), em audiência pública sobre a infraestrutura viária da região. Tomaram parte do encontro o presidente da OAB Palmas, Eduardo Tobera, o presidente da OAB Pato Branco, Jânio de Figueiredo, bem como líderes de entidades dessas cidades e também de Mariópolis e Clevelândia. A principal reivindicação do grupo foi o aprofundamento do plano de melhorias da PR-280.

Com base em um levantamento do Ministério da Infraestrutura, que vem sendo debatido em uma série de audiências públicas realizadas pelo governo estadual para tratar dos novos contratos de concessão de rodovias, os líderes do Sudoeste apontam a necessidade de revisão dos pedágios já estabelecidos, como no caso da rodovias PRC-280 e BR-277. Defendem ainda a federalização de algumas rodovias atualmente sob gestão estado.

De acordo com Tobera, inicialmente falava-se na melhoria de toda a extensão da PR-280. “Contudo, o que foi apresentado pela União são intervenções no sentido Oeste/Sul. Ou seja, pela proposta em debate, as melhorias seriam implementadas de Francisco Beltrão a Pato Branco, na PRC-280, onde também está previsto um contorno urbano em Marmeleiro. A proposta inclui ainda duas praças de pedágio nas rodovias PR-182 e PR-483. Com esta proposição, o trecho de Pato Branco a Palmas não receberia melhorias e nem estaria no radar para uma possível federalização. O trecho de quase 180 quilômetros, portanto, permaneceria dependente de investimentos estaduais”, observa.

Na audiência pública, foram apresentados os dois pacotes de investimentos que estão sendo analisados pelo Palácio Iguaçu: um deles com pavimentação de concreto no trevo da BR-153 e na extensão de General Carneiro a Palmas; outro, o maior, compreende benfeitorias em toda a extensão da rodovia. Figueiredo e Tobera manifestaram-se pela concessão pelo menor preço e também pela celeridade na construção da nova PRC-280.

“Para algumas empresas os gastos com transporte e pedágio pesam mais que a folha de pagamento. Portanto, em nome da democracia e falando pela sociedade do Paraná, em particular da Região Sudoeste, pedimos a concessão pelo menor preço e celeridade na pavimentação de concreto de Horizonte a Palmas”, destacou Tobera, dirigindo-se ao representantes do governo.