OAB Paraná e IAP encerram campanha com entrega de 700 kits de teste de covid

A OAB Paraná e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) entregaram nesta quarta-feira (25/11) ao Hospital de Clínicas (HC) mais 100 testes para diagnóstico de covid-19, adquiridos com recursos arrecadados pela campanha “Advocacia contra a Pandemia”. No fim de outubro, a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz, fizeram a entrega de 100 kits ao reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, e à superintendente do HC, Claudete Reggiane. Outros 500 testes foram doados a hospitais de Paranavaí, Cianorte e Campo Mourão. Nas soma, as duas instituições encerraram a campanha, que teve início em abril, com a contribuição de 700 kits de exames.

A campanha nasceu com o intuito de dar uma contribuição à classe médica e à sociedade neste período de dificuldades. “É uma entrega simbólica, mas feita com grande alegria por termos mobilizado a advocacia e conseguido manifestar de alguma forma o nosso agradecimento aos profissionais da saúde”, afirma Marilena. “As doações ao HC representam o reconhecimento por tudo o que a Universidade Federal do Paraná faz por sua comunidade, atuando com muito empenho e galhardia em favor de políticas que beneficiam a sociedade”, afirmou o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz.

Missão

Na entrega do primeiro lote de kits ao HC, em outubro, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a relevância do hospital universitário ficou evidente nesse período de pandemia em pesquisas de testes e de vacina e ainda na produção de álcool em gel. “Esse protagonismo ficou evidenciado precisamente em um momento no qual o financiamento das universidades vem caindo. Contar com a solidariedade de tantos parceiros e amigos é absolutamente crucial”, frisou. “A segunda onda está chegando e agora temos uma demanda de outras doenças graves que foi represada num primeiro momento. Por isso, esse apoio é importante ”, disse a superintendente do HC, Claudete Reggiane.