OAB Paraná lamenta saída de Paulo Maia da coordenação do Colégio de Presidentes de Seccionais

Paulo Maia, presidente da OAB Paraíba, renunciou nesta-segunda-feira (21/9) ao cargo de coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais. O fato foi lamentado pela maior parte dos seus pares, dada a capacidade de Maia de unir e dar voz a todos, democraticamente. Em sua mensagem de despedida do cargo, o advogado dirigiu-se à diretoria do Conselho Federal da Ordem expressando palavras de agradecimento pela honra de ser servido ao sistema OAB. “Caro presidente Felipe Santa Cruz, no momento em que deixo a coordenação do Colégio de Presidentes de seccionais da OAB, quero agradecer pela escolha de meu nome, em meio a tantos presidentes de seccionais, concedendo-me a honra de servir aos meus pares, eleitos que fomos para dirigir e representar a advocacia dos nossos estados. Estendo meu cumprimento e agradecimentos ao vice-presidente Luís Viana, ao secretário geral Beto Simonetti, ao secretário-geral adjunto Ary Raghiant Neto e ao diretor-tesoureiro José Augusto Noronha. Muito obrigado!”, disse.

Maia dirigiu-se também aos presidentes de seccionais. “Busquei, dentro das minhas limitações, fazer o melhor que estava ao meu alcance para o Colégio de Presidentes, órgão importante e representativo dos que foram eleitos pela advocacia dos seus estados, maior honra que um advogado pode ter, e também para nossa amada OAB. Permaneço no colégio como seu integrante e continuo a com ele contribuir. Contem comigo! Termino com uma frase do escritor Paraibano José Américo de Almeida (1887-1980): ´Ninguém se perde no caminho da volta, porque voltar é uma forma de renascer´.”, escreveu.

Admiração

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, deixou registrada entre os colegas sua admiração pelo trabalho de Maia. “Registro minha admiração, respeito e consideração ao presidente Paulo Maia pelo exercício da coordenação do Colégio até o dia de ontem. Paulo foi sempre um ponto de equilíbrio, procurando acolher as ponderações de todos; de democracia, ao ouvir e considerar nossas opiniões, jamais impondo sua vontade; de honradez, ao manifestar com clareza seus posicionamentos; de identidade com a advocacia, ao defender como prioridade o respeito e a dignidade a nossa profissão; e de união, ao estimular a participação de todos nós no colégio e nos debates. Agradeço toda a dedicação do presidente Paulo às causas da advocacia e à defesa das nossas reivindicações, destacando que sua coordenação será sempre lembrada pela paz e a união que procurou semear. Obrigado Presidente Paulo”, declarou.

Também o diretor-tesoureiro do CFOAB, José Augusto Noronha, manifestou-se sobre o assunto. “Subscrevo integralmente as palavras do Cássio Telles. Paulo Maia é daquelas pessoas de fácil trato, um dirigente de Ordem que conhece as angústias dos advogados, tem uma personalidade que não deixa dúvidas sobre a sua correção de caráter e a sua ética. Tinha a simpatia e apoio de todos. Certamente fará muita falta nesse momento em que a união é tão desejada e a convergência fundamentalmente importante para o diálogo institucional. Farei o registro oficial como diretor do CF para que ele leve formalmente para a sua memória a minha gratidão pelo período de convivência durante o exercício dessa digna missão. Perde o sistema OAB”, ressaltou.