OAB Paraná Total chega a Guaraniaçu

Guaraniaçu foi a 19ª comarca a receber o projeto OAB Paraná Total. A advocacia local se reuniu nesta quinta-feira (4) com o presidente da Seccional, Cássio Telles, ocasião em que pôde expor as dificuldades enfrentadas no exercício da profissão. A sessão também contou com a participação da presidente da OAB Laranjeiras, Maressa Pavlak Melati, da vice-presidente da subseção, Jaqueline Lusitani Carneiro, e do advogado Almir Machado de Oliveira, membro do Tribunal de Ética e Disciplina.

Os advogados relataram um relacionamento amistoso com a juíza da cidade, enaltecendo o atendimento da magistrada à advocacia e sua presença no fórum. A falta de servidores, entretanto, foi apontada como um problema pelos presentes. “O fórum funciona, em sua maioria, com estagiários cedidos pelas prefeituras, um problema que temos verificado nas outras comarcas também”, afirmou Telles.

A ausência de um posto de atendimento bancário da Caixa Econômica Federal na comarca, situação que obriga os advogados a se dirigirem para outras cidades para sacar expedições de alvarás, também esteve em pauta. “Sugerimos que seja utilizada uma ferramenta que a Ordem já conseguiu com o TJ-PR há muito tempo, que é o alvará de transferência. O advogado indica o número da conta para transferência e o juiz faz a destinação conforme a petição”, explicou Telles.

Os advogados presentes também observaram que a lotação da cadeia pública supera a capacidade do local, e solicitaram o apoio da seccional a um pleito de criação de um minipresídio em Laranjeiras do Sul.

Outra reivindicação apresentada é a instalação da já criada Seção Judiciária em Quedas do Iguaçu. Além desta comarca, o juiz substituto atenderia Guaraniaçu e Catanduvas. “Levaremos este pleito ao presidente do TJ-PR, para que seja instalada esta Seção”, afirmou o presidente da OAB Paraná. A advocacia local também reforçou os pedidos de cursos online da ESA.

Agenda

O OAB Paraná Total estará nesta sexta-feira (5) na Comarca de Nova Aurora. A reunião terá início às 10h, na Câmara Municipal de Nova Aurora (Rua Melissa 333 – Centro). Também na sexta-feira (5), a caravana chega a Ubiratã, às 14h, no Fórum de Ubiratã (Av. Clodoaldo de Oliveira, 1260).

A caravana já percorreu 19 comarcas desde o início do ano. Os diretores da seccional foram pessoalmente às audiências públicas para ouvir dos advogados de Pérola, Xambrê, Manoel Ribas, Mamborê, Sarandi, Mandaguari, Cambé, Rolândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Formosa do Oeste, Corbélia, Colorado, Paranacity, Cidade Gaúcha, Terra Boa, Arapoti e Siqueira Campos.