Oficina de Libras tem encerramento nesta sexta-feira

A primeira oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovida por iniciativa da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola Superior de Advocacia (ESA), foi encerrada na manhã desta sexta-feira (1º/11) com um saldo de grande aprendizado para os participantes. O curso, aberto no dia 10 de outubro, teve como objetivo central a capacitação da advocacia para atender pessoas surdas.

A oficina foi ministrada pela professora de Libras Daniele Gotardo Veloso, que é bacharel em fonoaudiologia e também tradutora de Libras. Além de aspectos centrais da gramática – substantivos, verbos, pronomes, numerais -, a professora abordou aspectos sócio-antropológicos da comunicação e também tratou da história da educação dos surdos.

O curso integra as ações de implementação do Projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia. Iniciativa inédita no país, o projeto foi criado a partir das observações da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência acerca das dificuldades que os advogados PcD têm para prosseguir na área do Direito.