Paraná marca presença na reunião prévia da III Conferência Nacional da Mulher Advogada

Comissão Nacional da Mulher Advogada se reúne para parear as ações a serem realizadas durante a III Conferência Nacional da Mulher Advogada.

Os preparativos para a III Conferência Nacional da Mulher Advogada tiveram início nesta quarta-feira (4/3), na sede da OAB Ceará, com uma reunião da Comissão Nacional da Mulher Advogada para consolidar as atividades dos próximos dias. Na reunião, a advocacia paranaense foi representada pela conselheira seccional Daniela Ballão Ernlund, membro da comissão nacional; e por Mariana Lopes Bonfim, membro consultora da comissão nacional e presidente da comissão estadual.

Para a III Conferência, a ser realizada ao longo dos dias 5 e 6 de março, a delegação do Paraná, que leva o nome da advogada Edni Arruda, aumentará expressivamente com a participação de mais de 80 profissionais. Além de Mariana e Daniela, do grupo fazem parte a própria Edni Arruda, única mulher a receber a medalha Vieira Netto; a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; a secretária-geral adjunta da seccional, Christhyanne Regina Bortolotto; a secretária-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Niemczewski; a diretora da CAA-PR Suzana Valdenir Perboni;  a coordenadora de Direito Privado da Escola Superior de Advocacia (ESA), Marília Pedroso Xavier; e a presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB, Lara Selem.

“É uma grande delegação, a maior das que já tivemos na conferência. Nos sentimos orgulhosas, sobretudo pela tradição que nossa seccional tem em debater o tema e em criar programas que são modelos para todo o país. Essas ações nos aproximaram do Judiciário e o Paraná pode se orgulhar de caminhar a passos largos na direção de uma maior igualdade de gênero”, avalia Marilena Winter, que integra o rol de palestrantes da conferência.

“A mulher advogada chega a cargos e espaços que antes não ocupava, tanto na sociedade quanto no sistema OAB. A conferência será um importante momento para falarmos sobre igualdade de fato e sobre o trabalho realizado pelas mulheres”, diz Mariana Lopes Bonfim que, ao lado da advogada Daniela Teixeira, fará palestra sobre as prerrogativas da mulher advogada.

Para Lara Selem, o evento é “uma oportunidade de reunir profissionais de todo o Brasil para pensar juntas as questões femininas ligadas à profissão”. Na conferência, ela proferirá palestra sobre empreendedorismo jurídico. “Poder participar do evento como palestrante, falando sobre como ser mulher e empreendedora no mercado jurídico e representando o Paraná é um privilégio”, declara.