Parto humanizado e violência obstétrica foram tema de debate na OAB Paraná

Advogados, psicólogos e profissionais da área de saúde participaram na última sexta-feira (23), na OAB Paraná, de uma roda de conversa sobre parto humanizado. O combate à violência obstétrica é um dos temas que têm sido tratados pela Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (Cevige), que com o debate procurou reunir diferentes posicionamentos acerca dos padrões obstétricos utilizados no Brasil.

A presidente da Cevige, Helena Rocha, agradeceu o apoio das demais comissões para a realização do evento – Mulher Advogada, da Criança e do Adolescente, de Assuntos Culturais e do Pacto Global. “É a primeira vez que conseguimos trazer essa temática para dentro desta casa. Considero um momento histórico, quase uma quebra de paradigmas para começar a discutir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres”, disse.

De acordo com Helena Rocha, o objetivo do evento foi dar visibilidade a um tema que é de suma importância em razão do impacto que a humanização do pré-natal, parto e pós-parto tem na efetivação dos direitos à saúde reprodutiva da mulher e no pleno desenvolvimento da criança. Os debates tiveram início com uma palestra sobre “Violência de Gênero e o Direito Brasileiro”, com Alice Bianchini, vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, e Melina Fachin, membro consultora da Cevige.

Além da roda de conversa, a OAB Paraná, por iniciativa da comissão, recebeu a exposição fotográfica “Parto com Respeito”, organizada pelo projeto Nascer em Foco, que ocupa a Galeria dos Presidentes, na sede da seccional. Também na ocasião foram lançados os livros “Constitucionalismo Feminista” e “Crimes contra mulheres: Lei Marinha da Penha, Crimes Sexuais e Feminicídio”.

Participaram dos debates a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica, Marcelexandra Rabelo; a psicóloga jurídica e presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR), Deisy Maria Rodrigues Joppert; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher –  Rede Feminista de Saúde, Carmen Ribeiro; a chefe da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Carolina Poliquesi; os médicos Juliana Chalupe, Gabrielle Navarro e Álvaro Silveira Neto, e a fotógrafa Amanda Nunes, do Grupo Nascer em Foco.