Pela primeira vez na história recente da OAB Paraná, Conselho Pleno é presidido por uma mulher

Pela primeira vez na história recente da OAB Paraná, o Conselho Pleno foi presidido por uma mulher. Coube à presidente em exercício da Seccional, Marilena Winter, a missão de conduzir juntamente com os demais diretores os trabalhos da 6ª sessão ordinária, que além de cumprir as atribuições previstas em regimento, deliberou sobre temas de interesse da advocacia e da sociedade.

“Espero que todas as advogadas do estado se sintam incluídas e ocupando este espaço, que é o espaço da diretoria, o espaço do Conselho”, afirmou Marilena. A advogada agradeceu as manifestações de apoio e aproveitou para registrar que pela primeira vez na história da seccional a diretoria tem duas mulheres. “Quero enaltecer o trabalho impecável que a secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto vem realizando. É uma honra dividir esta diretoria com você”, disse.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, fez questão de assinalar o simbolismo do momento e render as homenagens da advocacia à Marilena Winter. “Fiz questão de estar nesta sessão porque tenho certeza de que ela é histórica. Esta é a primeira vez que uma mulher preside uma sessão do Conselho Pleno. E tenho certeza de que em breve teremos outras mulheres presidindo as Ordens do Brasil”, disse.

Marilena abriu os trabalhos relembrando as recentes conquistas da OAB Paraná, como o lançamento do sistema de divulgação da ordem de sustentação oral dos advogados nas câmaras recursais (leia mais); o acordo assinado entre os TRTs do Paraná e de Santa Catarina, que permitirá que as audiências relativas a demandas de Porto União sejam realizadas em União da Vitória (confira aqui); e, mais recentemente, a demarcação de vaga exclusiva para advogada gestante, lactante, adotante ou que der à luz, conforme prevê a Lei Julia Matos (Lei nº 13.363) na sede do TJ-PR na Rua Mauá  (leia aqui).

Além dos conselheiros estaduais estiveram presentes na sessão a secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto, o diretor tesoureiro Henrique Gaede, o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão, o diretor do CFOAB, José Augusto Araújo de Noronha, o conselheiro federal Artur Piancastelli, o presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR), Nelson Sahyun Junior.