Solange Ferreira Bueno participou da sabatina de candidatos na OAB Paraná

Solange Ferreira Bueno foi a segunda candidata sabatinada pela advocacia na noite desta quinta-feira (15/9). Em sua apresentação, a professora que decidiu entrar para a política destacou que nunca concorreu a um cargo eletivo e que a candidatura foi movida pela sua indignação com a situação do estado.

A dinâmica da entrevista seguiu o modelo definido previamente. Confira as temáticas e as questões que foram sorteadas para a candidata:

Temática: Habitação, Segurança Pública e IDH
Questão: Crime organizado e dificuldade orçamentária para aumentar o efetivo policial

“Não temos policiais civis nas delegacias. Estamos à mercê dos criminosos e ainda com um plebiscito que nos impede ter armas. Nesse atual governo, começaram a mudar algumas coisas para que a gente tenha a liberdade de escolha. Eu preciso ter a liberdade de escolher entre ter arma ou não. Precisamos de concursos públicos para trazer mais policiais para nosso efetivo.”

Temática: Gestão, matriz energética e economia
Questão: O uso do gás natural como matriz energética

“Nossa energia elétrica está muito cara para o povo mais simples. Preciso estar com uma equipe técnica que entenda desse assunto para que eu consiga fazer a diferença em relação a essa política. Na Copel, na Sanepar, na maioria das instituições que lidam com as estruturas do nosso governo, há reclamações. A energia limpa e sustentável é que vai salvar nosso planeta e precisamos estar atentos a esse tipo de política pública.”

Temática: Inovação, Geração de Empregos, Infraestrutura Viária e Financiamento Público
Questão: Reposição das perdas salariais dos servidores públicos

“Sou professora há 40 anos. Os professores estão sendo desrespeitados em relação aos salários. Na propaganda que a gente vê, eles estão super bem e está tudo certo, mas não é bem assim. Preciso estar lá dentro para que os professores tenham de volta o seu salário e os seus benefícios. Uma preocupação é o PSS, que se tornou corriqueiro. É preciso ter concurso público para que a gente tenha uma escola melhor para os nossos filhos.”

Temática: Interesses da advocacia
Questão: Condução da política pública de advocacia dativa

“O advogado trabalha para o Estado e demora para receber, isso não faz sentido. Quero a PGE como entidade forte que lute pelo advogado e que respeite o advogado. Me proponho a sentar com vocês para ver como podemos resolver essa questão. O advogado, como o policial e o professor, também está sendo desrespeitado no nosso estado.”

Pergunta do Estudante
Questão: Direcionamento de recursos para universidades estaduais

“O governo federal e o governo estadual sempre estão jogando a responsabilidade um para o outro. Vou estudar esse assunto e encaminhar a resposta à estudante e aos demais, esclarecendo o que eu penso.”

Pergunta do Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade
Questão: As mudanças nas políticas de incentivos fiscais são recorrentes. Como garantir transparência e segurança jurídica.

“A questão está relacionada a nossos impostos. Preciso reduzir imposto para ser competitivo. Estudos precisam ser feitos para ver até onde podemos baixar o ICMS. Precisamos rever a questão dos impostos no Paraná, que estão mais altos que os de São Paulo e Santa Catarina.”

 

Encerramento

O candidato Joni Correia, que seria o terceiro sabatinado da noite, não compareceu. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, encerrou os trabalhos e agradeceu as comissões participantes e a equipe de colaboradores que cuidaram da organização do evento.

 

Confira a sabatina com Ricardo Gomyde

Confira a sabatina com Roberto Requião

Confira a sabatina com Professora Ângela

Confira a sabatina com Ratinho Júnior