Ratinho Junior abre última noite de sabatinas na OAB Paraná

O candidato à reeleição Carlos Massa Ratinho Junior abriu nesta quinta-feira (15) a terceira e última noite de sabatinas da OAB Paraná com os postulantes ao governo do estado, na sede da seccional. O evento teve início na terça-feira (15) e está contando com a participação da maioria dos concorrentes ao cargo neste pleito.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu o evento: “Informar é uma tradição na nossa instituição, proporcionar esse espaço para que os candidatos dialoguem, apresentem propostas. As perguntas foram formuladas por advogadas e por advogados a partir da sua experiências e das suas vivências”, disse Marilena. “Queremos ouvir as propostas de governo, para que as pessoas possam escolher a mais adequada, de acordo com as suas necessidades e expectativas, com base em projetos efetivos e longe daquilo que estamos combatendo, que são as fake news e a desinformação.”, acrescentou

Também integraram a mesa do evento o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, o diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Casagrande Pereira, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Leandro Rosa, e a procuradora-geral do município , Vanessa Volpi Palacios, que também integra a Comissão de Direito Eleitoral da Seccional.

Cada um dos participantes responde a perguntas sorteadas, que foram elaboradas pela advocacia paranaense, sendo três delas sobre temas diversos e uma sobre temas de interesse da advocacia. Há ainda o sorteio de uma pergunta elaborada pelo Comitê de Competitividade e de uma questão entre as enviadas por estudantes do curso de jornalismo da Universidade Positivo, que solicitaram a oportunidade de colaborar na sabatina.  A ordem das participações foi alinhada com as respectivas assessorias dos participantes.

Sabatina

Em sua exposição inicial, o candidato Ratinho Júnior disse que aproveitaria a oportunidade para prestar contas e apresentar suas propostas para o Paraná nos próximos quatro anos e os projetos que ficarão para as próximas décadas. Ratinho Júnior relatou ações desenvolvidas em sua atual gestão e na sequência respondeu às perguntas sorteadas. Confira alguns trechos das respostas:

Temática: Agronegócio, Meio Ambiente e Mercosul
Questão: Impacto ambiental da engorda da orla de Matinhos

“A engorda da orla de Matinhos é o maior programa de combate à erosão marítima da América do Sul. Não é apenas uma obra estética. O que estamos fazendo é uma grande transformação no litoral do Paraná. Temos orçamento e investimento para fazer a ponte de Guaratuba. As questões ambientais envolvem muitas teses, muitas positivas e outras que sofrem influência de lobbies das ONGs. Queremos atrair os paranaenses que vão para o litoral de Santa Catarina para o nosso litoral.”

Temática: Habitação, Segurança Pública e IDH
Questão: Aumento dos casos de violência contra mulher

“Já estamos fazendo muitas ações. Uma delas é no sentido de empoderar a mulher financeiramente. Paralelamente, ampliamos as Delegacias da Mulher. Implantamos a Casa da Mulher Paranaense e a ideia é ampliar esse programa de amparo psicológico e social para as mulheres. O mais importante é construir o ambiente de liberdade para a mulher tocar a sua vida.”

Temática: Inovação, geração de emprego, infraestrutura viária e financiamento público
Questão: Criação do Fundo Sul  para apoiar áreas de menor IDH e ações para receber esses investimentos

“Este é um fundo importante. O Sul do Brasil é a única região do país que não tem um fundo de desenvolvimento. Esse fundo está atrelado ao desenvolvimento de infraestrutura. O baixo IDH se combate com desenvolvimento, em especial, econômico. O que transforma realmente é o emprego. É o que faz a pessoa deixar de depender de programas sociais. A infraestrutura acaba atraindo empreendimentos e gerando empregos. Estamos trabalhando para criar o Fundo Sul, que seria fomentar a geração de empregos com o direcionamento dos recursos para as regiões de baixo IDH.”

Pergunta da Advocacia: Regularização do pagamento dos precatórios de natureza alimentar

“Estamos procurando tratar esse tema de forma técnica e jurídica, de poder honrar esses compromissos. Nós temos feito essa fila andar. O Paraná tem conseguido pagar seus precatórios em dia. A ideia é que possa até 2028 de uma certa forma honrar todos esses compromissos.”

Pergunta do estudante : Déficit na educação causado pela pandemia

“Tivemos avanços importantes na educação. Temos trabalhado para que o Paraná esteja entre os estados de melhor educação no Brasil. Triplicamos o investimento em merenda escolar, incluímos no currículo escolar educação financeira, queremos fazer um grande berçário de programadores no Paraná, já que temos muitas empresas de tecnologia. Recuperamos 60 mil alunos que estavam fora da sala de aula. A ideia é avançar os patamares do Ideb nacional.”

Pergunta do Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade

Questão: As mudanças nas políticas de incentivos fiscais são recorrentes. Como garantir transparência e segurança jurídica

“Fizemos trabalho forte na atração de investimentos para o estado. Com isso conseguimos bater o recorde de geração de empregos, de acordo com o Caged.  As pessoas confundem incentivo fiscal com isenção fiscal. Criamos incentivos fiscais para cidades com baixo IDH para pulverizar o emprego e distribuir renda em todos os municípios do Paraná. Hoje temos mais vagas de emprego do que gente para trabalhar. Isso é uma demonstração da pujança do nosso estado e da estratégia bem montada do nosso governo de atrair investimentos. A ideia é continuar avançando nesse arrojo, porque entendemos que o maior programa social é o emprego.”

Confira a sabatina com Ricardo Gomyde

Confira a sabatina com Roberto Requião