OAB Paraná realiza 1º Colégio de Presidentes de Subseções da gestão 2022/2024

Na tarde desta sexta-feira (25/3) a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu o 1º Colégio de Presidentes de Subseções da gestão 2022/2024 na sede da OAB Paraná, em Curitiba. Em sua fala inaugural destacou a criação do Observatório Judiciário, que será coordenado pelo conselheiro estadual Emerson Fukushima. “O mapeamento de questões em tempo recorde mostra nossa capacidade de mobilização. Vocês são o nosso radar em todo o estado. Com o radar teremos um processo estabelecido para acompanhar cada demanda, o que dá embasamento a esse diálogo aberto com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Já tivemos – o conselheiro Fukushima, e o diretor-tesoureiro Luís Fernando Pereira — em três ocasiões no tribunal para dar encaminhamento às questões. Seremos inflexíveis nessa pauta de longa data da OAB Paraná que são os investimentos no primeiro grau. Tivemos do desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do TJ-PR, a promessa de que 80% dos novos investimentos serão dirigidos para o primeiro grau. Quando isso ocorrer, teremos um salto de qualidade”, ressaltou.

O vice-presidente Fernando Deneka saudou os presidentes de subseções e pediu especial atenção à organização para as solenidades de posse nas subseções, para que seja possível à presidente e demais diretores concretizarem o desejo de estar presente no maior número possível de cerimônias. “Me coloco à disposição de todos. Sou um advogado de Imbituva, que nem sede de subseção é. Isso é prova do quão democrático é o nosso sistema”, afirmou.

O secretário-geral Henrique Gaede falou sobre a energia positiva presente no grupo. “Como secretário-geral, quero canalizar as questões e ajudá-los no trabalho de melhoria de processos. Implantaremos em breve o Sistema de Gestão e Qualidade em todas as subseções e temos certeza de que isso dará bons frutos para todas”.

Mapeamento

O mapeamento estratégico das comissões de iniciantes foi o ponto central da saudação da advogada Fernanda Valério, diretora da Jovem Advocacia. “Com essa organização poderemos oferecer um atendimento personalizado para as pautas relevantes e nem tão fáceis que temos e que são de alto impacto para o futuro da advocacia. Trabalharemos nos eixos do fortalecimento da jovem advocacia, da orientação aos dirigentes das comissões e do papel assistencial, já bem desenvolvimento pela Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) que conta, inclusive com uma diretoria de filantropia”, citou.

Fabiano Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) mencionou a importância da visita técnica feita pelos presidentes pela manhã, no Edifício Maringá, no Centro de Curitiba. “Com essa ação disseminados ainda mais a informação sobre os serviços oferecidos e aprofundamos a interiorização da CAA-PR”, sublinhou. Baracat foi aplaudido ao anunciar que na campanha contra a gripe, a ser aberta em abril, as vacinas serão adquiridas pelos mesmos preços praticados em 2021 – R$ 25 para advogados e R$ 55 para dependentes estatutários. O presidente da Caixa falou ainda sobre o novo prédio de serviços que está em construção no Ahú, com entrega prevista para o segundo semestre deste ano, e sobre o centro de convivência de São José dos Pinhais, recém-adquirido para atender a advocacia de toda a região de Curitiba.

A coordenadora do Colégio de Presidentes, Maressa Pavlak, expressou sua felicidade pela missão recebida. “Espero corresponder às expectativas e me coloco desde já à disposição de todos os presidentes”, disse.

Após a apresentação da diretoria, o 1º Colégio de Presidentes de Seccionais teve continuidade com o debate sobre temas relacionados à gestão administrativa, como medidas de centralização das secretarias, padronização das ajudas de custo das subseções, fiscalização do exercício profissional e convênios com a Unimed e Sicoob.

Estatuto

Ainda na sessão de abertura do Colégio, o conselheiro seccional Mauro Bordin apresentou a nova edição do Estatuto da Advocacia e da OAB, acompanhado da legislação complementar, obra com pouco mais de 650 páginas.

No período da manhã, os presidentes de seccionais conheceram as instalações do Edifício Maringá, onde a OAB Paraná e a Caixa de Assistência mantêm os escritórios compartilhados e outros espaços de apoio à advocacia, que podem ser utilizados pelos profissionais que vêm do interior para a capital.