Ação sustentável pela empregabilidade foi atração na Praça Rui Barbosa

A proposta de uma ação de sustentabilidade em prol da empregabilidade, somada à ideia de destinar os recursos arrecadados em um bazar a cidadãos que necessitam de apoio, foi um dos destaques da programação do Dia da Cidadania. O projeto foi idealizado pela secretária-geral da OAB Paraná Marilena Winter e abraçado pela presidente da Comissão de Estudos de Violência de Gênero (CEVIGE), Sandra Lia Barwinski e pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), parceira da ação.

“A ação de sustentabilidade em prol da empregabilidade tem como foco roupas formais, pensando na vestimenta das pessoas para o mercado de trabalho. Unimos os esforços e estamos iniciando uma ação que poderá ser repetida em outras oportunidades”, explicou a secretária-geral.

O valor arrecadado  no bazar, completou Sandra Lia, será destinado a mulheres vítimas de violência assistidas pela Casa da Mulher Brasileira. A ideia é incentivar a oferta de cursos de desenvolvimento pessoal e formação profissional, de modo que a mulher tenha independência financeira. “Sabemos que um dos fatores ligados à situação de violência contra a mulher é justamente a dependência financeira”, mencionou.

Leitura

A CAA-PR também promoveu diversas ações em prol da saúde, como o cadastramento de doadores de medula óssea, e atividades para as crianças. A leitura também foi contemplada. Os mais de 1.600 livros doados por advogados foram colocados à disposição dos visitantes da feira. Mãe e filha, Rejane e Julieta de Souza aproveitaram para levar uma obra do aclamado escritor Cristóvão Tezza para casa. “Adolo ler, mas quase nunca sobra dinheiro para ir à livraria”, disse Rejane.

A vice-presidente da CAA-PR, Daniela Ballão Ernlund, destacou que cada exemplar recebeu um adesivo incentivando o repasse adiante depois de terminada a leitura. “Queremos estimular a circulação dos livros. A ação prosseguirá depois do Dia da Cidadania, inclusive pelas subseções”, anunciou.