Cerimônia inaugura solenemente a gestão 2022-2024 na OAB Dois Vizinhos

Em solenidade realizada na sexta-feira (10/6) o advogado Alexandre Henrique Guzzo foi reconduzido à presidência da OAB Dois Vizinhos. Guzzo, que presidiu a subseção no triênio 2019-2021, segue no cargo ao longo a gestão 2022-2024. Com ele, foram também empossados o vice-presidente Lucas Maciel Sgarbi, a secretária-geral Aline Fátima Morelatto, a secretária-geral adjunta Glaucea Moretto Sartoretto e a tesoureira Daniely Sabrina Simioni Ferreira Torres. A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka. Também tomaram parte da mesa de honra o secretário-geral da seccional, Henrique Gaede, e advogado Cássio Telles, que presidiu a OAB Paraná no triênio recém-encerrado.

Em seu discurso, Deneka enfatizou a importância de a advocacia expandir seus horizontes de atuação. “Como advogadas e advogados deste tempo, precisamos lembrar que o contencioso já não é o centro do nosso universo, mas apenas uma das muitas maneiras que temos de ajudar nossos clientes a resolver conflitos. As práticas colaborativas, a arbitragem, a conciliação e a mediação são caminhos alternativos ao contencioso que precisamos conhecer bem para oferecer aos nossos clientes. Esse novo paradigma nos leva a um desafio que esteve sempre posto para a advocacia, mas que se torna cada vez mais imperativo: o estudo permanente”, ressaltou.

Deneka frisou que em sua primeira gestão como presidente da OAB Dois Vizinhos, no triênio 2016-2018, Guzzo reivindicou – e conseguiu – a revitalização da sala dos advogados no fórum e melhorias na sede da subseção. “Essas melhorias visam estimular a convivência e melhor servir o advogado, conferindo à classe a dignidade merecida. São cuidados importantes para atender os mais de 260 profissionais da advocacia de Dois Vizinhos, Boa Esperança, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D´Oeste e Verê”, disse.

Dirigindo-se aos presentes, Guzzo manifestou palavras de gratidão aos colegas e destacou a importância do associativismo e das representações de classe, bem como exortou à união. “Evitar a fragmentação da advocacia e estimular a união da classe são importantes pilares da Ordem, a fim de reconhecer que a resolução dos conflitos sociais apenas será efetivada quando existir o reconhecimento interno e conjunto da importância de se sentir representado e apoiado pela OAB”, afirmou.

Confira a íntegra do discurso do presidente:

Inicio com uma mensagem de agradecimento, afinal eu e a diretoria da OAB não chegamos até aqui sozinhos, por única e exclusiva vontade, mas sim graças a:
– todos aqueles que se dedicaram, na gestão anterior, ao fortalecimento da advocacia e engrandecimento de nossa Instituição e aos que se comprometeram a dar curso a essa história gloriosa de grandes dirigentes de nossa OAB, pelos próximos três anos.
– aos diretores da OAB, da CAA, conselheiros, presidentes e diretores de subseções, da ESA, presidentes e membros de comissões da Seccional e de nossas 49 subseções;
– presidente do TED regional de Pato Branco Eduardo Munaretto
– aos nossos colaboradores, que são a base de sustentação da administração da nossa instituição;
– ao nosso eterno presidente da OAB do Paraná Cassio Lisandro Telles, cujo exemplo procuro seguir e honrar, todos os dias;
– aos dirigentes maiores de nossa OAB Nacional, presidentes, diretores e conselheiros federais, que ao longo da história, ao lado das Seccionais e das Subseções brasileiras, participaram de todos os momentos mais relevantes da história da nossa nação;
– ao nosso presidente José Alberto Simonetti, que tive a honra de conhecer no evento de posse em Curitiba, do qual posso testemunhar a sua inegável capacidade de presidir a entidade de maior credibilidade na sociedade civil deste país, mesmo num momento difícil como este, por qual passa a nossa nação;
– aos meus irmãos presidentes e diretores de OAB e de Caixas de Assistência de todo o Paraná, que nos dão a honra da presença nesta data, emprestando a esta solenidade o prestígio da advocacia dos mais distantes lugares do nosso Estado;
– aos amigos presidentes das entidades co-irmãs, meu compromisso de continuarmos sempre juntos;
– a cada advogada e advogado aqui presente, renovo na presença dos amigos o meu compromisso de continuar a servir a nossa classe e a nossa instituição;
– aos colegas que disputaram a eleição como nossos adversários, meu profundo respeito e o convite para que estejam ao nosso lado trabalhando pela advocacia;
– enfim, a todos os colegas que nos honraram depositando o voto em nossa chapa nas urnas. Procurarei honrar com todo o meu esforço, todos os dias, cada voto recebido.

A necessidade de agrupamento e representatividade é uma característica inerente à existência humana. As pessoas se agrupam para pleitear proteção aos seus interesses particulares nos mais variados setores da sociedade. Em nossa profissão, o surgimento da Ordem dos Advogados Do Brasil, como produto da Revolução de 1930, corrobora a necessidade de agrupamento, visto que a organização dos advogados se deu não apenas para proteger os interesses particulares da classe, mas também para organizar e disciplinar o próprio exercício da atividade, impedindo que profissionais não capacitados lesem os interesses de seus constituintes.
Lidar com seres humanos e com sua complexidade nunca foi uma tarefa fácil, especialmente dentro de uma profissão que atua como ciência social e que, assim como todos os outros tipos de ciência, mostra-se falível em muitos aspectos. No entanto, evitar a fragmentação da advocacia e estimular a união da classe são importantes pilares usados pela Ordem, a fim de reconhecer que a resolução dos conflitos sociais apenas será efetivada quando existir o reconhecimento interno e conjunto da importância de se sentir representado e apoiado pela OAB.
E sim, caros colegas, é sempre importante reafirmar e ressaltar o porquê da existência e uma entidade que represente os advogados, pois – muito embora aqui estejam advogados e advogadas com muitos anos de experiência e carreira – estão, também, os jovens advogados e advogadas que, muitas vezes, iniciam na advocacia sem entender a verdadeira importância da ordem. Dessa forma, neste meu último mandato eu volto a salientar a importância do incentivo à jovem advocacia e digo mais: estejam sempre à vontade para terem conosco, afinal, a OAB é para vocês, é para todos nós.

Falar da OAB e o que ela significa para mim é sempre muito especial e único. Quando iniciamos o curso de direito, idealizamos a justiça, as audiências, os processos e, por incrível que pareça, os clientes. Quando conseguimos a tão sonhada carteira da OAB pensamos, num ímpeto, que tudo está resolvido, agora basta aplicar o que aprendemos e seguir estudando, atualizando e evoluindo. Porém, os desafios chegam. Percebemos que a justiça é realmente lenta e, muitas vezes, por mais paradoxal que isso soe, é injusta. Os processos começam a ser um peso acumulado e geram muita
dor de cabeça. Os clientes que idealizamos, algumas vezes, passam a ser nossos maiores pesadelos e a pergunta que nos assombra: “Dr./ Dra., como está o meu processo?” Sendo que o sujeito procurou você ontem para ingressar com a ação. É… a partir desse momento, você começa a perceber que ser advogado ou advogada é muito mais do que passar na prova da OAB. Você passa a perceber as violações às prerrogativas da sua classe, o abuso de autoridade por pessoas que exercem determinadas funções, violação aos honorários, pagamentos atrasados e falta de ética por colegas próximos a ti, sendo que você, “Dr. Fulano”, sempre seguiu e persistiu nas regras que lhe foram cobradas pela FGV, inclusive uma das matérias mais avaliadas, na prova da Ordem, o Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Nesse momento, meu amigo, minha amiga, você está na real advocacia, aquela que não é para amadores e, muitas vezes, acaba desanimando e, muitas vezes, acaba desanimando até mesmo com a própria OAB e é aí que erramos, porque a OAB está aqui para animá-lo, para animá-la. A OAB está aqui para lutar pelas suas prerrogativas, para garantir que você diga com firmeza ao seu cliente: Joãozinho, esse valor é justo!
E está aqui na tabela de honorários da OAB. A Ordem está aqui, para quando um juiz ou uma juíza violar o direito do seu cliente, mas – principalmente – quando violar o seu direito de advogado(a). É para isso tudo, meus caros, que a OAB está aqui, para garantir uma advocacia justa, ética e sempre presente. Com isso, digo ainda que, desde o início, ainda como tesoureiro desta subseção, cargo pelo qual ingressei na diretoria da ordem, sempre encarei os desafios da advocacia com bravura, buscando sempre a justiça, a defesa das nossas prerrogativas e do nosso espaço na sociedade.
Hoje, como presidente há 3 mandatos, sigo com a mesma postura, honestidade e ética, critérios estes que são imprescindíveis para mim, na administração da OAB Dois Vizinhos. Além disso, o que me inspira a participar e ter participado novamente do pleito eleitoral, é o trabalho que desenvolvemos em equipe, juntamente com a minha diretoria, que não mede esforços para tirar projetos, eventos e melhorias para nossa subseção.
Gostaria, ainda, de frisar que – para mim – ser presidente ainda é um desafio e sempre será, principalmente agora, pois pretendo fazer deste último mandato o melhor de todos os que já presidi, não por querer enaltecer a mim ou ao meu cargo, mas porque, adaptando as palavras de Carlos Alberto Hang, ser líder não é usar a liderança como prerrogativa de autopromoção, mas sim como ferramenta capaz de aprimorar a vida dos liderados, neste caso, a vida na advocacia, não apenas a minha, a sua ou a dele, mas a de todos da classe advogada.

A partir disso, durante esses anos de mandato, muitas ações foram feitas para persistir na busca pela justiça e advocacia digna a todos inscritos nesta subseção. Muito embora pareça maçante falar sobre esses projetos e ações realizadas, é sempre importante relembrar, aos que não podem participar ativamente e aos que – recentemente – tornaram-se advogados e advogadas, o que já foi feito. A OAB Dois Vizinhos é conhecida, pelas outras subseções, pela busca constante na defesa das nossas prerrogativas e, como presidente, sinto orgulho desse reconhecimento, pois é para isso que estamos aqui, principalmente para defendê-los e garanti-los os direitos que lhe são dados pelo nosso estatuto. Para tanto, anualmente busco aprimorar a minha liderança, através dos cursos e reuniões realizadas entre todas as seccionais, sempre aplicando o que vi e ouvi, afinal, academicamente falando, são 5 anos de Direito, mas uma vida inteira de estudos. Citando o Júlio César da Silva: “o profissional que não se recicla, não se atualiza, fica para trás” e, como líder, não posso permitir que isso aconteça. Além disso, são disponibilizados – também – inúmeros cursos da ESA Paraná para que eu não me atualize sozinho, mas para que vocês, colegas, também estejam em constante aprendizado e estudos. Orgulho-me também, porque conseguimos instalar nos fóruns de Dois Vizinhos e Salto do Lontra a tão sonhada sala inteligente da OAB, o que é essencial e muito importante para nós, uma vez que – depois do escritório – o fórum é o lugar em que mais estamos presentes. Ainda, conseguimos inaugurar uma sala inteligente na Vara de Trabalho de Dois Vizinhos, exclusiva para vocês, Doutores e Doutoras desta subseção. É importante ressaltar que, todas essas salas contam com impressoras e digitalizadoras para a impressão de documentos, digitalização de arquivos, com ares-condicionados para o vosso conforto e dos seus clientes. Ademais, em conjunto com o município e DEPEN, a OAB auxiliou na construção de dois parlatórios, com ar-condicionado dentre outros equipamentos foram cedidos pela OAB, para que o projeto saísse do papel. Por fim, é claro que, desde 2020, não há como fazer um discurso sem falar da recente e, negativamente, marcante pandemia do coronavírus, pandemia esta que não impactou somente a economia, mas as nossas vidas pessoais e profissionais. Não irei me aprofundar muito nesse tópico, pois é triste falar desse momento que, infelizmente, ainda estamos enfrentando, mas Graças a Deus de uma forma mais tranquila que há dois anos. Foram dois anos de muita agonia, muitas tristezas e perdas… Inclusive de minha avó.

Mas a OAB sempre buscou estar presente, ainda que na época do distanciamento social, participando ativamente de programas de conscientização da pandemia, entregando mimos de fim de ano aos advogados e advogadas, com muito amor e gratidão pelo trabalho prestado ao longo de dois dos mais difíceis anos das nossas vidas; sempre esclarecendo vossas dúvidas pelos nossos canais de comunicação, quer seja o instagram, facebook ou whatsapp, que inclusive estão sempre disponíveis para quaisquer perguntas, apontamentos e sugestões. Por fim, mais do que nunca, é necessário falar das campanhas de vacinação realizadas pela OAB, campanhas estas que são feitas desde muito antes do início da pandemia e que estarão sempre em primeiro lugar nos nossos planejamentos!

E é nítido que não iremos parar por aí! Com mais três anos de mandato conseguiremos colocar em prática diversos projetos que estão em pauta.

A todos, e agora em particular à minha família, meu muito obrigado.