Conselho Pleno da OAB Paraná presta homenagem ao presidente do TJ-PR

Ao término do biênio como presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Adalberto Xisto Pereira foi homenageado pelo Conselho Pleno da OAB Paraná, na sessão desta sexta-feira (11/12). Xisto Pereira recebeu uma láurea de agradecimento por todas as demandas da advocacia atendidas durante a sua gestão. Também foram homenageados juízes auxiliares da presidência do TJ-PR e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Noeval de Quadros.

“Este é um momento significativo. Vossa excelência esteve logo no início da sua gestão neste plenário, para dialogar com conselheiras e conselheiros, e ouvir as demandas da advocacia. Agora, no encerramento da sua gestão, queremos prestar um reconhecimento a tudo o que foi feito pelo TJ-PR através da sua pessoa e da sua equipe. O seu time foi muito bem preparado, atuou de maneira harmoniosa, sintonizada e isso serviu para que a gestão ficasse marcada pela sua competência, ações e realizações”, disse o presidente Cássio Telles.

“Fomos acolhidos nas nossas reivindicações e fomos também respeitados pelo nosso trabalho e nosso papel. Aqui ressalto a harmonia e o equilíbrio que tivemos durante todo esse período de dificuldades durante a pandemia”, destacou Telles. “A Justiça do Paraná continuou trabalhando de maneira efetiva, entregando a prestação jurisdicional, superando as adversidades. Só tenho a agradecer ter passado esse período com o senhor na presidência do Tribunal, porque para nós foi uma facilidade, exatamente pela maneira como sempre conduziu, tomando decisões de muito bom senso. Não tivemos nenhuma decisão sem uma prévia discussão e prévia comunicação. Ressalto que muita coisa foi construída a partir das sugestões que a advocacia levou e o Tribunal acatou”, discorreu Telles.

Avanços

O presidente enumerou uma série de demandas levadas ao TJ-PR e que foram acolhidas: criação do comitê interinstitucional, liberação do acesso integral aos autos do Projudi, a implantação de audiências de cartas precatórias por videoconferência, o acesso facilitado aos fóruns, criação do painel de acompanhamento de sustentação oral, investimento para modernização das salas de sessões, inclusão da disciplina de prerrogativas da advocacia nos cursos de preparação para magistrados, liberação de R$ 4 bilhões em precatórios, nomeação de juízes para comarcas do interior, escolha de novos desembargadores por critérios objetivos, acolhimento do regulamento da advocacia dativa, o credenciamento da ESA para formar mediadores, transformação de cargos de desembargadores e assessores em funções de primeiro grau, divulgação das ementas dos processos em segredo de justiça, revogação das custas nos procedimentos de cumprimento de sentenças, mais de R$ 300 milhões em alvarás expedidos, instalação da central de reclamações, e debate sobre todos os decretos sobre a pandemia antes de serem editados, com respeito às opiniões da OAB, entre outros.

“Em nome da advocacia do Paraná, queremos registrar nossos sinceros parabéns. Esta gestão do TJ-PR é um divisor de águas, ela aponta caminhos, prepara um novo rumo para o Judiciário do Paraná”, enfatizou Telles, agradecendo também o corregedor-geral de Justiça Noeval de Quadros, que acompanhou a sessão remotamente. “Como corregedor, nunca se conformou com a morosidade e sempre procurou a inovação. Registramos a maneira cordial, afetuosa e respeitosa com que sempre nos tratou”, completou o presidente da OAB Paraná.

Agradecimento

Foram agraciados com as láureas, além do presidente e do corregedor do TJ, os juízes auxiliares César Ghizoni, João Luiz Manassés Albuquerque Filho, Hamilton Rafael Marins Schwartz
e Rodrigo Otávio Rodrigues do Amaral.

O desembargador Adalberto Xisto Pereira recebeu as homenagens  destacando a sua satisfação de saber que foram em função de um trabalho efetivamente realizado. “Lembro-me das primeiras visitas que recebi da diretoria da OAB e eu lhes disse que nós manteríamos o biênio com muita harmonia. Essa harmonia passa pelo diálogo e o diálogo norteou o nosso relacionamento. Não fizemos nada sem consultar a OAB, sem verificar os anseios dos advogados. E tudo foi realizado”, afirmou.

Xisto Pereira falou do seu respeito à advocacia. “Por várias razões: primeiro, porque antes de iniciar na carreira pública fui profissional liberal e sei das dificuldades; e também porque digo sempre que, se eu precisar de um advogado, quero que o magistrado o respeite, porque é ele que está defendendo os meus direitos. Recebemos essa homenagem com muita honra, porque é sincera, foi em razão do que nós fizemos para o bem da sociedade paranaense e dos jurisdicionados, e para o bem de nossa respeitável e digna advocacia”, declarou o presidente do TJ-PR.