Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, participa do II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência na OAB Paraná

O presidente da seccional paulista da OAB, Marcos da Costa, participa nesta quarta-feira, 13 de junho, da abertura do II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e aberto na sede da OAB Paraná. Costa poderá compartilhar com os presentes sua experiência pessoal, assim como fez na VI Conferência Estadual da Advocacia, realizada no Paraná em agosto passado, quando ao lado do velejador olímpico Lars Grael falou sobre deficiência, superação e cidadania.

Também participarão da solenidade inaugural o presidente da OAB Paraná, José Augusto de Noronha, e o presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do CFOAB, Josemar Carmerino dos Santos.

A conferência de abertura será proferida pela professora Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, que é especialista em políticas públicas e gestão governamental e em bioética pela Universidade de Brasília.  A médica abordará o tema “A pessoa com deficiência como protagonista da sua dignidade e direitos”. Além da experiência pessoal como cadeirante, ela trará para os presentes ao evento o conhecimento acumulado como secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cargo vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Empregabilidade

Após a apresentação da professor Izabel Maior, a advogada Berenice Reis Lessa, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, lançará nacionalmente o projeto “Empregabilidade: inclusão da advogada e do advogado pessoa com deficiência na advocacia”. No Paraná a proposta vem sendo divulgada desde o começo do ano. Os esforços para a implementação ganharam impulso em março, quando a seccional disponibilizou um espaço em seu site para a publicação de oportunidades de trabalho para advogados e estagiários PCD (confira neste link).

O II Fórum seguirá ao longo da quarta com painéis sobre políticas públicas e obrigações do Poder Público; violência contra mulheres brasileiras com deficiência; acesso à Justiça e às prerrogativas da advogada e do advogado com deficiência; capacidade civil na Lei Brasileira de Inclusão e reflexos da reforma da previdência para a aposentadoria das pessoas com deficiência. Na quinta-feira (14/6), o fórum prossegue com o IV Colégio Nacional de Presidentes das Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Confira aqui a programação completa.