“Muito obrigado, advocacia paranaense”, diz Claudio Lamachia

“Ao longo da gestão nacional da OAB só superamos todos os enfrentamentos que tivemos com diversas instituições nesse período tão turbulento porque estivemos absolutamente unidos. Aprovamos doze leis fundamentais para reforçar nossa atuação profissional. Eu citaria a lei que garantiu o Diário Oficial da OAB; a Lei Julia Matos; a lei que criou o recesso na Justiça do Trabalho, a contagem em dias úteis e tantas outras conquistas ao lado daquela que é a mais importante de todas: a lei que criminalizou o desrespeito às prerrogativas profissionais. Não como ataque frontal, mas como valorização das prerrogativas que não são nossas, mas dos cidadãos”, afirmou Claudio Lamachia, que presidiu a OAB nacional na gestão 2016/2018 e a quem coube fazer a palestra de encerramento do 3º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná e do 2º Encontro de Delegados da CAA-PR na gestão 2019/2021. “O Paraná esteve comigo sempre e por isso agradeço profundamente a cada um de vocês. Gratidão é dívida que não prescreve”, pontuou. Suas palavras sensibilizaram os presentes, que o aplaudiram de pé.

Antes de se dirigir aos presentes no auditório da OAB Guarapuava ele agradeceu pelo convite. “Eu não poderia deixar de estar aqui, onde sou recebido com tanto carinho, nesta seccional presidida pelo ´guerreiro das prerrogativas´, Cássio Telles, que comandou o carro-chefe da nossa gestão: a Caravana Nacional das Prerrogativas”, destacou. Ele também fez um reconhecimento público ao diretor-tesoureiro do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha, que presidiu a OAB Paraná durante sua gestão na OAB nacional. Ao chegar, o advogado gaúcho também recebeu palavras de carinho e admiração de Noronha, Telles e do conselheiro federal Juliano Breda.

Balanço

No encerramento do Colégio de Presidentes, Cássio Telles, enfatizou a importância do convênio que acaba de ser assinado pela CAA-PR para garantir o acesso gratuito dos advogados à plataforma EasyJur. A liberação dos recursos de R$ 22 milhões para pagamentos administrativos da advocacia dativa também foi ressaltada pelo presidente, assim como as conquistas que foram obtidas ao longo do ano, fruto do diálogo franco mantido com o Judiciário. “O acompanhamento online das audiências é um desses avanços que parece pequeno, mas que faz grande diferença no cotidiano do advogado”, citou.

Para Telles, a grande vitória da advocacia neste ano de 2019 foi a criminalização da violação das prerrogativas. “Foi algo pelo qual Lamachia muito lutou, como testemunhei ao acompanhá-lo. Ele foi o presidente das prerrogativas; das mulheres, com a luta pela edição da Lei Júlia Matos; foi o presidente que iniciou a luta pela indispensabilidade dos advogados nos Cejuscs e também o presidente que garantiu o Simples Nacional. Tê-lo aqui hoje é motivo de júbilo para a advocacia paranaense. És um grande líder e uma referência para todos nós”, frisou.