Novo Centro Judiciário de Curitiba é inaugurado

Foi inaugurado na manhã desta sexta (6/7) o novo Centro Judiciário de Curitiba, localizado na área que abrigava o antigo presídio do Ahú. A obra foi construída pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Nessa primeira fase, ela concentra o Fórum Criminal e o Juizados Especiais em 26.293,31 m².

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, participou da cerimônia de inauguração. A seccional foi representada ainda pelo vice-presidente Airton Molina; pela secretária-geral Marilena Winter; e pelo secretário-geral adjunto Alexandre Quadros.

“Podemos dizer, sem medo de errar, que esta é uma das obras mais esperadas pela advocacia paranaense”, afirmou Noronha. Em seu discurso ele citou o jurista René Dotti que, num artigo sobre o Centro Judiciário escrito em 2006, afirmou que com o Centro Judiciário o primeiro grau de jurisdição deixaria de ser “espalhado num arquipélago de prédios alheios”.

Marco

Noronha também relembrou o caráter histórico do local. “Ouvimos reverberar os gritos de milhares de presos que por aqui passaram. Inclusive presos por crime de opinião, em uma época em que prendiam pessoas por simplesmente defenderem a democracia. Até mesmo advogados que foram presos pelas defesas que faziam”, disse o presidente da OAB Paraná.

Noronha destacou que o novo Centro Judiciário é o verdadeiro motivo de comemoração desta data para o meio jurídico do estado. “Essa inauguração é a verdadeira final de Copa do Mundo para aqueles que trabalham na Justiça paranaense”, arrematou.

Os ex-presidentes da seccional da Ordem foram homenageados por Noronha na pessoa do ex-presidente José Lucio Glomb, que estava presente na cerimônia. Ele relembrou ainda o papel de seu pai, o ex desembargador Antonio Lopes de Noronha. “Enquanto vice-presidente do tribunal, ele lutou muito para que esse dia chegasse. Não foram poucos os dias em que ouvi meu pai falar sobre a construção do Centro Judiciário”, rememorou.

“A avenida Anita Garibaldi passa a ser o endereço da verdadeira cidadania”, completou. O presidente também mencionou o desembargador Paulo Vasconcelos e o esforço que fez para que a obra fosse realizada.

Diálogo

Ao se dirigir ao atual presidente do TJ-PR, Renato Braga Bettega, Noronha destacou o diálogo franco que o magistrado tem com a advocacia e que resultará em relações positivas entre a advocacia e o Judiciário na nova estrutura da Justiça paranaense.

“Esta data será lembrada como um novo marco do Tribunal de Justiça, sempre visando melhorias ao Primeiro Grau de Jurisdição”, disse Bettega, que em seu discurso citou a importância de todos os seus antecessores, desde Oto Sponholz até Paulo Vasconcelos, que começou a ocupação do terrenos com as audiências de custódia. Ele dedicou o local às pessoas um dia oprimidas e às que buscarão Justiça ali. “Aqui se ouviu choros de mães, gritos de dor e a angústia de um período que não deve ser esquecido. Esse espaço que antes foi um presídio, ressurge hoje como um lugar dedicado ao jurisdicionado. Construído em um lugar que um dia foi opressor e retorna como garantidor de direitos”.

“É um sonho muito acalentado por toda a comunidade jurídica. Não por outro motivo, a OAB sempre inclui a menção a esta unificação dos serviços judiciários em suas reivindicações junto ao Tribunal de Justiça”, observou o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Wellington Coimbra. O juiz também lembrou que o local foi quase destinado a um shopping center, mas felizmente foi recuperado para que os serviços judiciários estejam em endereço nobre. ”

O defensor público-geral do Paraná Eduardo Pião Ortiz Abraão citou a relevância do novo complexo em nível nacional. “O TJ-PR dá mais um passo para consolidar-se com uma das principais cortes do país.”