OAB Guarapuava abre celebrações do ano do cinquentenário

Sétima subseção a ser instalada no Paraná, em 1971, a OAB Guarapuava abriu na noite desta quarta-feira (28/4) as atividades alusivas ao seu jubileu de ouro, a ser celebrado em novembro, com palestras de três advogados que presidiram a seccional paranaense da Ordem — Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Alberto de Paula Machado e José Augusto Araújo de Noronha. O evento on-line foi conduzido pela presidente da subseção, Maria Cecília Saldanha.

Após saudar a audiência, Maria Cecília nominou os integrantes da mesa virtual: Cássio Telles, presidente da OAB Paraná; Fabiano Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR); Adriana D´Avila Oliveira, coordenadora-geral da ESA-PR; e Edni de Andrade Arruda, conselheira honorária da seccional e ex-presidente da subseção. Maria Cecília saudou ainda os demais diretores da seccional – Marilena Winter, Rodrigo Ríos, Christhyanne Bortolotto, Henrique Gaede e Alexandre Salomão –, bem como o conselheiro estadual Marcos Maier de Carvalho e os diretores da subseção — Miguel Sarkis Melhem Neto, André Almeida Gonçalves, Edinara Zago Kaminski do Nascimento e Milton Korzune.

Marco inicial

“Em novembro de 1971 foi criada a OAB Guarapuava, atualmente formada pela advocacia de Guarapuava, Pinhão, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Reserva do Iguaçu e Turvo. Em 2021, portanto, nossas atenções se voltam à justa e indispensável celebração dos seus 50 anos. Ao longo desse tempo, graças à atuação diligente dos advogados e advogadas, tem sido realizado um trabalho de referência na defesa e na promoção da justiça. Foram cinco décadas garantindo os valores e princípios que norteiam a OAB”, afirmou Maria Cecília.

Em sua saudação, Cássio Telles lembrou que é um orgulho tomar parte deste momento histórico e emblemático. Após cumprimentar os participantes da sessão virtual, Telles destacou a expressividade de Edni Telles no cenário nacional da advocacia e fez referência a todos os demais presidentes da subseção (veja quadro). “Esses líderes escreveram uma história belíssima, de uma advocacia aguerrida, ética e parceira da seccional. A eles agradeço pelo tempo de suas vidas que dedicaram a conduzir os destinos de sua instituição”, afirmou.

Baracat abordou as ações da CAA-PR em Guarapuava e pontuou: “Gostaríamos de estar presentes para essa celebração histórica”. Adriana D´Avila lembrou que “mesmo em tempos difíceis, de maré alta, sempre chega uma barco amigo. É assim que desejamos que siga a subseção, como um barco amigo”, disse. Edni Arruda fez um apelo aos advogados da região: “Não desanimem. Nossas inquietações não serão permanentes. Vão passar!”, declarou.

Honorários

“A luta pelos honorários advocatícios está na alma da advocacia e também a tenho travado aqui no Conselho Federal da Ordem. Hoje vivemos um momento importante. Está em análise no STJ o Recurso Especial 1.644.077, que é do Paraná e busca uniformização do entendimento dos honorários por equidade. Uma decisão equivocada poderá causar grande prejuízo à advocacia. Isso caso seja entendido que, contrariando a norma legal, o julgador pode limitar os honorários advocatícios sucumbenciais”, afirmou Noronha em sua apresentação.

“Revendo a história, destaco episódios da OAB Guarapuava transcorridos durante minha gestão, de 2007 a 2009. Um deles foi o primeiro compromisso de novos advogados na subseção. Outro fato ocorreu em maio de 2009, quando tivemos em Guarapuava um Colégio de Presidentes em que anunciamos três vitórias da advocacia: o convênio estadual com a Unimed, o lançamento de cursos telepresenciais da ESA, via antena, e o lançamento do disque prerrogativas”, listou Paula Machado, destacando também uma homenagem a Edson José Sanches por seus 50 anos de advocacia.

Alfredo de Assis lembrou que a criação dos conselhos das subseções está ligado à história da OAB Guarapuava. “Fui o primeiro presidente da seccional após o Estatuto de 1994 e havia uma reivindicação da subseção para ter um membro no Conselho Seccional. Antes do Estatuto, só tínhamos 18 membros no conselho, mas com a mudança o número passou a ser proporcional ao número de inscritos e tivemos possibilidade de contar com suplentes. Tive a ideia de atender à demanda de Guarapuava com um conselheiro suplente de participação permanente, um modelo que permaneceu e foi disseminado no sistema”, recordou.

Confira no Youtube a íntegra do evento que deu início às celebrações dos 50 anos da OAB Gurapuava.

Histórico

A OAB Guarapuava testemunhou importantes momentos da história recente do Brasil. A começar dos primeiros tempos, quando ainda sob a ditatura militar, coube ao advogado Edison José Sanches enfrentar o arbítrio e conduzir a primeira gestão sob os princípios que norteiam a instituição. Sanches foi sucedido nessa missão por José Canestaro, Sidney Bastos Marcondes, Plínio Antonio de Sotti Lopes, Edgard Virmond Arruda, Luiz Augusto Pereira de Araújo e, já em tempos republicanos, Osvaldy Ivan Budal, Nézio Toledo, Geraldo Nei de Toledo Camargo, Iberê Sasso, Ademar José Moss, Cezar Alberto Martini Toledo, Edni de Andrade Arruda, Carlos Alberto Milazzo, Alexandre Barbieri Neto, Marcos Maier de Carvalho e Maria Cecília Saldanha.

No dia 16 de junho de 2017, a compra do terreno onde a atual sede está construída pela diretoria da OAB Paraná tornou palpável o sonho de que a subseção pudesse contar com um espaço mais amplo, à altura de seus projetos para a convivência e o aperfeiçoamento contínuo da advocacia. O contrato foi assinado pelo então presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, e pelo então vice-presidente Airton Martins Molina. No 22 de novembro de 2019, a advocacia de Guarapuava e da região passaram a contar com a nova casa, um edifício moderno, com 790 metros quadrados de área construída distribuídos em quatro pavimentos, em frente ao Parque do Lago, um cartão postal da cidade.