OAB Paranavaí desagrava advogados que sofreram constrangimentos no exercício da profissão durante uma perícia médica

A OAB Paranavaí realizou um desagravo público na quarta-feira (27) em favor dos advogados Tarciso Beltrame de Castilhos, Anderson Donizete dos Santos e Jaime Moura Jorge Júnior. Os profissionais sofreram constrangimentos no exercício da profissão durante uma perícia médica. O ato foi realizado na sede da Justiça Federal de Paranavaí.

Em nome da OAB, o conselheiro estadual Fábio Luís Franco manifestou a solidariedade da classe aos advogados. Na nota de desagravo, a OAB repudia a atitude do perito que aplicou um tratamento incompatível com a dignidade da advocacia. O texto ressalta ainda que a atitude do perito humilhou os advogados perante a comunidade jurídica.

Franco destacou ainda que a OAB não se curvará diante de ofensas às prerrogativas dos advogados. Por fim, reafirmou que a entidade será intransigente na defesa da classe.

O presidente da subseção da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, destacou a quantidade de advogados presentes no agravo. “Esse momento não é uma atitude corporativista, mas sim, o exercício da cidadania. Em anos de militância, não tinha visto um ato de desagravo com tantos profissionais demonstrando apoio”, comentou.

Jorge Júnior declarou que no dia dos fatos sentiu desrespeito e destrato do perito para com toda a categoria. Afirmou que a OAB não estará longe das causas que os advogados atuam. “Defender a prerrogativa da função é defender a população, porque sem advogado não haverá justiça”, disse Jorge Júnior.

O advogado Tarciso Beltrame de Castilhos afirmou que no momento recebia o desagravo com serenidade. Lembrou que no caso da perícia acompanhou a cliente a pedido. Comentou que sua presença na perícia não tinha o objetivo de tumultuar e sim de estar atento para poder pleitear os direitos alimentares de sua cliente.

“Este ato não é contra a pessoa do perito, que também está para cumprir um ato processual na busca da verdade real, mas sim, para que as prerrogativas dos advogados sejam devidamente cumpridas”, disse Castilhos.

Fonte: Diário do Noroeste