OAB requer ao TSE fim de sigilo em processo contra chapa Dilma-Temer

A OAB Nacional requereu ao Tribunal Superior Eleitoral o levantamento imediato do sigilo de todos os documentos e declarações do processo que julgará a chapa Dilma Rousseff e Michel Temer. O processo foi aberto com base em indícios de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014.

O ofício foi encaminhado ao relator do processo, ministro Herman Benjamim. No documento, a Ordem afirma que as revelações recentes feitas pela imprensa em relação ao presidente Michel Temer e outras autoridades do país revelaram fatos gravíssimos e agravaram a crise política.

“Esse quadro, a propósito, enseja ampla transparência nos atos e ações que envolvem tais representantes. Daí a indispensabilidade de imediato levantamento do sigilo de documentos e declarações obtidas no âmbito do processo em referência, sobretudo para esclarecimentos às cidadãs e aos cidadãos brasileiros. A sociedade não suporta mais conviver com dúvidas a respeito de seus representantes”, afirma o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, no ofício.

O TSE já disponibiliza a íntegra dos documentos coletados no processo. No entanto, há declarações de delatores e outros elementos ainda sob sigilo. Se a Corte decidir manter a situação, a OAB requer que seja franqueado o acesso à OAB, sob compromisso legal de preservação de sigilo, para que a entidade possa avaliar as medidas judiciais cabíveis.

Processo: AIJE nº 1943-58

Fonte: Conselho Federal