Órgãos colegiados se reúnem para as sessões inaugurais da gestão 2022-2024

Na manhã desta quinta-feira (17/2), os órgãos colegiados da OAB Paraná reuniram-se nas sessões inaugurais da gestão 2022-2024 em formato misto, com parte dos membros presentes na sede da seccional e parte em participação remota. A presidente da seccional, Marilena Winter, fez questão de saudar os conselheiros estaduais que tomam parte dos órgãos, destacando a importância de sua atuação e agradecendo por sua dedicação ao sistema OAB Paraná. “É um privilégio para a OAB Paraná contar com a energia, o tempo e a vontade de cada um. É uma troca. Nessas atividades nos entregamos, mas também aprendemos cotidianamente. As câmaras tratam de temas fundamentais e ao mesmo tempo delicados, pelo rigor que devemos ter nessa representação da instituição. Desejo a todos uma produtiva manhã de trabalho e uma profícua gestão”, disse.

Câmara Especial

No início da manhã, o conselheiro Mauro Joselito Bordin abriu os trabalhos da Câmara Especial, que tem como vice-presidente Maria Inez Araújo de Abreu e conta com mais dez membros. O presidente agradeceu a dedicação de todos e desejou um ano de trabalho profícuo. A presidente da OAB Paraná participou da sessão e compartilhou experiências de sua atuação na câmara em outras gestões.

“Com a presença da presidente Marilena Indira Winter, tivemos a honra de presidir a primeira sessão da Câmara Especial, órgão colegiado de fundamental relevância na estrutura da nossa OABParaná. É uma enorme satisfação poder contar com a participação de conselheiras e conselheiros devidamente qualificados ao escorreito desempenho da nova missão que se descortina. Todas e todos estamos devidamente cientes da responsabilidade que o cargo exigirá”, declarou Bordin.

Disciplina

O conselheiro Eroulths Cortiano Júnior, presidente da Câmara de Disciplina também deu início às atividades do órgão, que conta três turmas. A primeira turma, que conta com o próprio Cortiano Júnior à frente, tem como vice-presidente Mônica Franco Bresolin. A segunda turma é presidida por José Carlos Vieira, tendo como vice André Carneiro de Azevezdo. A terceira turma está sob a presidência de Larissa Boldrini, com Adriano Moreira Gameiro como vice.

Após a saudação da presidente e a apresentação dos membros, Cortiano Jr. passou a palavra a Giovani Cássio Piovesan, gestor do setor de ética e disciplina da seccional, e a Aline Correa, que atua no setor. Ambos colocaram-se à disposição dos membros da câmara. “O Paraná todo está representando aqui. Assim, nossa liberdade de julgamento está associada também a uma grande responsabilidade. É na Ordem que vamos conhecer de fato a advocacia paranaense em sua força e em suas dificuldades. A OAB tem diversas funções: zelar pelo Estado Democrático de Direito, regular e fiscalizar a profissão. O setor de disciplina talvez seja o mais importante. Isso porque, para que a Ordem possa cumprir bem funções, precisa de bons advogados e nossa missão garantir isso”, disse o presidente Câmara de Disciplina.

Seleção

Sob a presidência da secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago Sarmento, e a vice-presidência da conselheira Christhyanne Regina Bortolotto, a Câmara de Seleção dedicou sua primeira sessão à atuação operacional. “Como há muitos membros que aqui estão pela primeira vez, vamos passar por uma explanação sobre cada atividade e depois abrir para perguntas. É um prazer tê-los aqui presencial ou virtualmente. Espero que juntos tenhamos uma gestão de muito trabalho e de grande aprendizado. Cada um dos que está aqui dispõe voluntariamente do seu tempo para se dedicar à OAB e isso merece grande consideração. Vamos aproveitar nossa atuação para também crescermos profissionalmente. Desejo a todos muita saúde e uma gestão de sucesso”, afirmou a presidente.

A secretária-geral adjunta também aproveitou para a apresentar aos membros os funcionários da seccional que poderão auxiliá-los em suas tarefas na Câmara — Letícia Ribeiro, gestora da secretaria-geral; João Marcelo Santos Loyola de Araújo e Paulo Germano de Athayde Bürker, da assessoria da Câmara, Alessandra Morikava Kertelt, gestora dos órgão colegiados e Christiane Richter Minhoto, gestora do setor de sociedades.

Prerrogativas

A diretora de Prerrogativas da OAB Paraná, Marion Bach, está à frente da Câmara de Prerrogativas e destacou que sempre há pautas novas para apreciação. “Não sabemos tudo sobre as questões da OAB, grande parte dos temas são novos e às vezes não se repetem. Em muitas situações, é um assunto completamente novo. Eu gostaria que todos encarassem nossa câmara como um time que está trabalhando em prol dos direitos e prerrogativas”, disse aos membros. A Câmara tem como vice-presidente a advogada Maíra Marques da Fonseca, que no momento está em licença-maternidade e o advogado Andreiy Salmazo Poubel está no cargo interinamente.

A presidente da OAB Paraná esteve presente na sessão e destacou a importância da Câmara de Prerrogativas para a advocacia paranaense. “A gestão das prerrogativas está em mãos muito competentes e a nossa gestão procurará, com ajuda de todos os conselheiros, trabalhar pela cultura das prerrogativas, para que seja aderida por todos os advogados e advogadas, e também para que possamos pensar ainda mais na prevenção”, disse Marilena Winter.