Paraná acompanha debates sobre implantação de ações do Plano Nacional de Valorização do Advogado PcD

O Paraná, representado pela presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Berenice Reis Lessa,  participou nesta segunda-feira (9) dos debates sobre ações de implementação do Plano Nacional de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência em outros estados, conforme prevê o Provimento 177/2017 do Conselho Federal. Organizado pela Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Nacional, o encontro discutiu temas para palestras e seminários para serem apresentados em conferências da advocacia.

O Plano Nacional de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência foi aprovado no Conselho Pleno da OAB, em 2017, e o colegiado pretende acompanhar com as seccionais os resultados práticos da iniciativa.

Vanguarda

Na OAB Paraná, a Comissão dos Direito da Pessoa com Deficiência não poupou esforços para ver concretizados projetos como o Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência, que criou a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também o Plano de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência.

O plano foi idealizado pela comissão e apresentado no II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, um dos destaques da programação de eventos organizados pela comissão na última gestão.  Na mesma oportunidade, a OAB lançou nacionalmente o projeto “Empregabilidade: inclusão da advogada e do advogado pessoa com deficiência na advocacia”.

Outra iniciativa inédita do Paraná foi a criação do Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência, com o propósito de atender advogados com deficiência. A comissão também esteve à frente dos projetos de melhoria na acessibilidade na sede da seccional.