Por Dentro da OAB Paraná: Setor de Comissões e de Exame de Ordem

As comissões da OAB Paraná trabalham em prol da cidadania nas áreas de direitos humanos, igualdade racial, diversidade sexual, estudos sobre violência de gênero, políticas sobre drogas, e dos vários ramos do direito – civil, empresarial, criminal, do trabalho e outras. A atual gestão conta com a atuação voluntária de mais de 7.600 profissionais, divididos em 68 eixos temáticos na capital. Outros 6.375 advogados integram 757 comissões nas subseções, totalizando 825 comissões em todo o estado.

Cabe ao Setor de Comissões da OAB Paraná auxiliar cada grupo temático em suas reuniões, ações e campanhas, que variam desde a elaboração de pareceres, estudos, vistorias, elaboração de cartilhas, documentos e ações práticas.

O setor de Comissões atua de forma integrada ao Setor de Estágio e Exame de Ordem. O Setor de Estágio e Exame de Ordem é responsável, dentre outras atividades, pela emissão dos Certificados de Aprovação no Exame de Ordem e pelos processos de credenciamento de Escritórios/Departamentos Jurídicos/Instituições de Ensino Superior, para oferecimento de estágio profissional de advocacia. Ambos os setores estão localizados no 2º andar da sede da Seccional, no bairro Ahú.

Entre as metas do setor está o assessoramento das Comissões com celeridade e excelência em suas demandas, bem como no cumprimento das exigências afetas as legislações das Comissões.  O planejamento do trabalho é feito por meio de reuniões da coordenação das Comissões com a gerência do setor, cronograma do Exame de Ordem, agendamentos de reuniões, pela publicação dos Editais de inscrição nas Comissões, demandas dos protocolos/processos.

Mensalmente o setor é responsável pelo envio de 12 mil e-mails, e recebe em média 2.900 e-mails. De abril a agosto foram realizadas 218 reuniões ordinárias. Os últimos três Exames de Ordem contaram com 26.052 inscritos e 7.761aprovados.

Canais de atendimento:

Presencialmente, de segunda a sexta, das 9h às 18h, no primeiro andar da sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253).
Por telefone: (41) 3250- 5749
Por e-mail: comissoes@oabpr.org.br