Presidente da OAB Paraná ministra aula magna no UniBrasil

A advogada e professora Marilena Winter, presidente da OAB Paraná, proferiu aula magna para os alunos do curso de Direito do UniBrasil na noite de terça-feira (11/4). A aula, ministrada no Auditório Cordeiro Cléve, teve como tema “Desafios da Advocacia na Contemporaneidade”. O conteúdo foi dividido em quatro partes. Na primeira, a professora falou o surgimento e o papel da OAB tomando como ponto de partida a narrativa de Alberto Venâncio Filho, que na obra“Notícia Histórica da Ordem dos Advogados do Brasil (1930-1980)” narra a saga percorrida primeiros advogados brasileiros, egressos de Coimbra e Lisboa, para a criação de uma organização profissional.

“A OAB Paraná completou em março 91 anos. Nosso primeiro presidente, João Pamphilo D´Assumpção, foi também fundador do Instituto dos Advogados do Paraná, que nos deu origem, e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Jurista negro. Desde então, tivemos 31 presidentes, eu sou a 32ª Presidente da OAB Paraná, a primeira mulher. Espero que apenas a primeira de muitas. A OAB sempre exerceu um papel fundamental nos cenário jurídico e político do país, com o maior contingente de Advogados no mundo. É uma das instituições mais respeitadas nacionalmente por sua independência política, financeira e administrativa”, afirmou antes de elencar batalhas recentes da Ordem, sobretudo na resistência e no combate à ditatura.

Travessia

Na segunda parte da aula magna, prestigiada pelos estudantes e também pelo corpo docente da instituição, Marilena Winter destacou que alcançamos o século XXI com grandes desafios. “Os ciclos da história parecem às vezes reacender velhas doutrinas, apesar da evolução acelerada em termos de tecnologia e inovação. Depois de tudo o que vivemos em nove décadas de história, testemunhamos uma surpreendente ameaça às eleições, ataques verbais ao STF, movimentos pela volta do regime militar, movimentos antivacinas em plena pandemia mundial, movimentos terraplanistas, machismo estrutural, racismo, preconceito e discriminação”, citou, acrescentando que crises são também cíclicas e para atravessá-las contamos com a Constituição Federal. “Ela é a nossa carta de navegação”, apontou.

Os novos rumos da profissão foram os tema das partes finais da aula. Marilena Winter falou sobre paridade de gênero, inclusão, prerrogativas da advocacia, desafios impostos pela tecnologia, novos nichos de mercado. A presidente também conclamou os futuros advogados a manter o olhar crítico e a fazer a diferença na sociedade por meio de atitudes concretas como a denúncia a qualquer forma de discriminação, o reconhecimento de que nas diferenças se deve buscar igualdade de oportunidades e busca pela universalização do acesso à justiça. “Neste período letivo, sigamos todos, mestres e estudantes, coordenadores, colaboradores,  comprometidos com o esforço de fazer deste momento um tempo único, de grande crescimento. Tempo de conviver, aprender, emancipar-se pelo conhecimento, sem se perder naquilo que desvia seu foco, a atenção aos seus objetivos de crescer como pessoa e como profissional”, conclamou.