Seminário, ações de conservação e proteção marcam o mês do meio ambiente na OAB Paraná

Mais que um dia, o meio ambiente terá um mês inteiro de comemoração na OAB Paraná. O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destaca a relevância do tema. “Os desafios são imensos tanto no cenário global, neste momento em que testemunhamos o preocupante abandono dos Estados Unidos do Acordo de Paris, quanto aqui no Paraná, onde tramita na Assembleia Legislativa o Projeto 527/2016. A proposta prevê a redução da área de proteção da Escarpa Devoniana, estrutura de relevo predominante nos Campos Gerais”, lembra.

No dia 5, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente José Augusto Araújo de Noronha irá à Prefeitura de Curitiba para manifestar a intenção da OAB Paraná de adotar dois jardinetes vizinhos à Sede Presidente Accioly Neto. Um deles, o Jardiente Ervin Ofner, fica na Rua Vitório Foggiato. O outro, Jardeinete Erailto Thile (foto), fica na Rua Cecília Meireles.

Ao longo de junho, a OAB Paraná também terá pontos de coleta de materiais que merecem atenção especial no descarte, como teclados, mouses, telas, CPUs e celulares. Medicamentos vencidos serão recolhidos pela Farmácia do Advogado.

“A data é simbólica, pois o cuidado com o meio ambiente é tarefa para o ano todo. No entanto, queremos mostrar que toda a sociedade pode fazer sua parte, assim como a OAB Paraná”, afirma Alaim Stefanello, presidente da Comissão de Direito Ambiental da seccional.

Stefanello destaca que a comissão prepara para os dia 27, 28 e 29 de junho um seminário com grandes nomes do Direito Ambiental, entre eles Celso Antônio Pacheco Fiorillo e Paulo de Bessa Antunes. O evento será realizado na sede da OAB (dias 27 e 29) e no Salão Nobre da UFPR (dia 28). As inscrições para o seminário são gratuitas e já estão abertas.

Quem foram

Áreas verdes homenageiam curitibanos ilustres

Os jardinetes adotados pela OAB Paraná levam o nome de Ervin Ofner e Erailto Thile. Ofner, descendente de alemães, foi litógrafo e desenhista. Em 1950, resolveu abrir um bar e sorveteria em uma casa alugada na antiga Estrada do Assungui, hoje Rua Mateus Leme. Três anos depois, em um terreno localizado outro lado da rua, nascia a Churrascaria Ervin. Erailto Thiele foi funcionário público e dirigiu a Divisão de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba nos anos 60 e 70. Seu nome batiza uma sala do Departamento Médico do Clube Atlético Paranaense, seu time do coração.