Toma posse a nova diretoria de Assis Chateaubriand

A nova diretoria da subseção de Assis Chateaubriand tomou posse na última sexta-feira (5/4), em solenidade presidida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles. Tomaram posse o presidente da subseção João José Meneses Bulhões Ferro, o vice-presidente Rosival Petronilio, o secretário-geral Marcelo Júnior Correa, a secretária-geral adjunta Angelita Santin Portela Brunhari, e a tesoureira Luciane de Castro.  Também participaram da cerimônia o secretário-geral da OAB Paraná, Rodrigo Sanchez Rios, e o diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão.

A subseção abrange os municípios de Assis Chateaubriand, Tupãssi, Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Iracema do Oeste. De acordo com o presidente João José Bulhões Ferro, a nova diretoria possui um dirigente em cada sede de comarca, para que a OAB possa estar presente em todos os cantos da subseção.

“Nossa proposta de trabalho é fazer uma gestão democrática, com a participação de todos, tendo em mente que a OAB não é apenas um órgão de classe, mas sim uma entidade socialmente importante, que deve a meu ver estar presente em todos os segmentos”, disse.

Confira a íntegra do discurso:

VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO. MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS. (Mahatma Gandhi)

Excelentíssimo Senhor Doutor Advogado, Cássio Lisandro Telles, cumprimentando Vossa Excelência, estendo minhas saudações a todos os componentes da mesa de honra, e a todas as autoridades presentes, já nominadas pelo protocolo.

Advogados e Advogadas, familiares, senhoras e senhores, boa noite.

Há exatos 8 meses, alguns colegas articularam a hipótese de lançar o meu nome ao cargo de presidente da OAB/PR Subseção de Assis Chateaubriand.

A princípio, ponderei sobre a ideia, vez que imaginava que não seria uma tarefa fácil ao assumir tal encargo.

Pois bem, após refletir e visualizar o contentamento de grande parte dos colegas, que vinham me indagar se realmente lançaria meu nome ao cargo de presidente, resolvi aceitar o desafio, e cá estou.

Antes disso, me dirigi ao então presidente que hoje me passa o “bastão” de condução da OAB, Dr. Roque, para o fim de fazer uma colisão, para termos enfim uma “chapa” única capaz de unificar a classe no âmbito de nossa Subseção.

Aconselhado também pelo ex-presidente da subseção Dr. Antonio Ronaldo, formou-se este grupo hoje empossado.

Nossa Subseção possui abrangência territorial em três Comarcas, ou seja, seis Municípios, sendo eles, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Iracema do Oeste.

Esta nova diretoria da OAB local, possui um dirigente em cada sede de Comarca, para que assim a OAB possa estar presente imediatamente em todos os cantos da Subseção.

A nossa proposta de trabalho é fazer uma gestão democrática, com a participação de todos, tendo em mente que a OAB não é apenas um órgão de classe, mas sim uma entidade socialmente importante, que deve a meu ver estar presente em todos os segmentos.

Por isso, um dos primeiros passos dados pela diretoria ora empossada foi se dirigir ao Poder Executivo local, estendendo o braço para que em cada Conselho Municipal haja um representante da OAB. Esta atitude também será estendida aos outros Municípios abrangidos pela nossa Subseção.

Com isso, o diagnóstico de eventuais problemas enfrentados pelo Executivo, nas ações oriundas de seus conselhos, tende a ficar mais prático e eficiente, pois a participação de advogado em tais transmite segurança, além de propriedade jurídica e conhecimento sobre a finalidade dos mesmos.

Para isso, já criamos comissões, que contemplam competência não só no âmbito interno da OAB, mas sim também diante da sociedade, como por exemplo, a comissão de segurança pública, de defesa dos direitos humanos, de defesa do consumidor, do meio ambiente, da mulher, de proteção dos direitos das pessoas com deficiência, dos idosos, das crianças e adolescentes. Todas estas são alguns exemplos da potencialidade da OAB de estar presente nos assuntos de interesse coletivo.

Também já criamos a comissão de controle da administração pública e fiscalização, que poderá em parceria com o Observatório Social, entidade que já tive a honra de presidir, buscar meios de combate e inibição à corrupção, que atualmente é o câncer de nosso país.

Pode parecer clichê, mas sim, nunca é demais reiterar que o advogado é indispensável à administração da justiça. Penso que este conceito de justiça não trata apenas daquela visada nas interpelações judiciais, mas sim, de se buscar o que é justo sempre, em todas as ocasiões e situações.

Penso ainda que estar na condição de gestor da OAB significa deixar de lado interesses individuais, e trabalhar como um time. Por isso, nossa gestão será pautada pela participação democrática da classe, com atuação firme das comissões, as quais carinhosamente nominei de “colegiado” da Subseção.

Complementando o raciocínio, deixar de lado interesses individuais não significa abrir mão de valores de conduta, como ser ético, honesto e humilde. Valores estes que devemos fortalecer no desempenho da profissão de advogado, pois estes valores são vitais para o reconhecimento profissional, e para que haja satisfação e resultado buscado em nossos trabalhos.

Os gestores da OAB devem ter consciência de suas qualidades e até demonstrá-las, porém, deve-se ter a hombridade de receber críticas. O sucesso da gestão não é ter tudo, ou fazer tudo, mas sim, conseguir aquilo que se precisa.

Me dirijo agora aos colegas advogados e advogadas, iniciando a fala recitando um dos princípios do decálogo escrito pelo Dr. Ives Gandra.

O DIREITO É A MAIS UNIVERSAL DAS ASPIRAÇÕES HUMANAS, POIS SEM ELE NÃO HÁ ORGANIZAÇÃO SOCIAL. O ADVOGADO É SEU PRIMEIRO INTÉRPRETE. SE NÃO CONSIDERARES A TUA COMO A MAIS NOBRE PROFISSÃO SOBRE A TERRA, ABANDONA-A PORQUE NÃO ÉS ADVOGADO.

Dito isto, reafirmo o que pregamos durante as visitas feitas em razão de nossa campanha, NÓS NÃO PECAREMOS POR OMISSÕES. Poderemos até errar, mas erraremos tentando acertar. Não fecharemos os olhos para nenhum problema ou adversidade. Além de uma gestão democrática, nosso objetivo será sempre lutar pelas nossas PRERROGATIVAS e VALORIZAÇÃO DE NOSSA PROFISSÃO.

Falando um pouco do escopo do trabalho perante o Poder Judiciário, as Comissões da Advocacia Iniciante, Advocacia Dativa, e principalmente de Prerrogativas, terão vários desafios a cumprirem, juntamente com a direção desta Subseção.

Buscaremos sempre a resolução de animosidades pelo diálogo. Lutaremos na defesa de nossas prerrogativas, e valorização de nossa profissão. Devemos ser mais práticos do que burocráticos, visando a harmonia entre os operadores do direito. De igual modo vamos tentar estreitar o relacionamento entre advocacia, magistratura, ministério público e polícias (civil e militar), para que alcancemos a finalidade maior que é a satisfação e garantia de direitos do jurisdicionado.

No entanto, havendo obstáculos que precisem ser superados com o auxílio da Seccional, não hesitaremos em pedir ajuda. (Por isso, Dr. Rodrigo Rios e Dr. Alexandre Salomão, conto com vossas prontidões).

Não existe caminho fácil, existe o caminho certo. Sabemos que muitas vezes, quando estaremos definindo metas, apesar de conhecer a sequência dos passos necessários, seremos tentados a pular os mais trabalhosos. Só que pular etapas pode atrapalhar o andamento das práticas a serem feitas pela Subseção. Portanto, o sucesso do trabalho agora iniciado dependerá da dedicação de cada um de nós. Digo nós, porque a OAB não se resume apenas à figura de seu presidente, mas sim de toda a equipe de diretores, presidentes de comissões, colaboradores, e sem dúvida dos advogados e advogadas. Tenho que isso é fazer uma gestão democrática e participativa.

Eu vejo a função de presidente da OAB como a figura de um maestro regendo uma orquestra, tentando manter a harmonia do conjunto e fazendo cada um dar o melhor de si. A confiança um nos outros será nossa base, pois parafraseando o poeta, UM SONHO QUE SE SONHA SOZINHO É SÓ UM SONHO. UM SONHO QUE SONHA JUNTO É REALIDADE.

Sonhamos em ver nossa classe fortalecida e unida, que isso então seja nossa realidade almejada. Que possamos juntos advogar pela educação, pelo trabalho, pelo meio ambiente, pela inclusão, pelo respeito, pela democracia, pelo direito de outrem, pois sem advocacia não se tem Justiça e não se muda um país machucado e enfermo em razão da ausência destes valores.

Bem, dito isto, é hora de agradecer.

Agradeço primeiramente a Deus, pelo dom da vida, e por ter despertado em mim o desejo de ser um operador do direito e lutar sempre pelo que é justo.

Agradeço a meus pais, Manuel e Betânia, pelos valores educativos a mim transmitidos e estendo meus agradecimentos a todos os meus familiares.

Agradeço minha irmã Paula pelo companheirismo e apoio em todas a horas.

Agradeço meus sogros Valmir e Odete, por optarem em residir neste Município e me presentear com o maior tesouro de vocês, sua filha.

Ufa… é difícil segurar a emoção, mas vou concluir.

Minha esposa Simone, carinhosamente Xipinho, obrigado por estar do meu lado e não medir esforços, para que hoje eu pudesse estar aqui discursando como presidente da OAB desta Subseção. Sei que não será fácil, pois necessitarei abdicar de passar tempo ao seu lado, para trabalhar em prol da classe dos advogados, mas lhe asseguro que não será em vão. Te amo.

Agradeço ao meu sócio Dr. Rogério Belice, pela compreensão, apoio e confiança depositada, e sei que poderei contar com você para conduzir os trabalhos em nosso escritório profissional, nas eventuais e necessárias ausências em prol da Ordem.

Quero dizer obrigado também a todas as colaboradas da OAB, Luciana, Kely, Mirele, Irene e claro à minha secretária também Luciana, e que contarei muito com o apoio de vocês.

Agradeço ainda a Dra Claudia Cestarolli, Juíza de Direito, minha amiga, (eterna juíza de paz do casamento do xip’s) que não pestanejou em atender o nosso convite de se fazer presente nesta solenidade. Muito obrigado pelo seu carinho.

Também não poderia deixar de fora meu sentimento de gratidão aos meus colegas presidentes aqui presentes, agora amigos, os doutores Evandro (Palotina), Jean (Guaíra), Jurandir (Cascavel), Cassiano (Goioerê), Luiz (Iporã), Amaury (Nova Esperança) e Dra Anemere (Toledo), bem como aos conselheiros Luiz Claudio (Guaíra) e Furlan (Toledo), contarei com o apoio de vocês.

Aos meus colegas advogados e advogadas, transmito uma mensagem de esperança, que na verdade de se trata de um dos mandamentos da advocacia que diz: TEM FÉ NO DIREITO COMO O MELHOR INSTRUMENTO PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA; NA JUSTIÇA, COMO DESTINO NORMAL DO DIREITO; NA PAZ, COMO SUBSTITUTO BONDOSO DA JUSTIÇA; E SOBRETUDO, TEM FÉ NA LIBERDADE, SEM A QUAL NÃO HÁ DIREITO, NEM JUSTIÇA, NEM PAZ.

Já me encaminhando ao fim de minha oração, o último agradecimento é ao Dr. Cassio, pela confiança em mim depositada e apoio incondicional, e reafirmar que estarei junto contigo para o que for preciso fazer, para melhorar a advocacia paranaense.

Agradeço a todos pela paciência, tenhamos todos uma excelente noite.

MUITO OBRIGADO.

João José Meneses Bulhões Ferro – Presidente