Comissão da Mulher Advogada toma posse na OAB Paraná

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, deu posse à Comissão da Mulher Advogada em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira na sede da OAB Paraná. Presidida pela advogada Mariana Lopes, a comissão é composta por 42 membros, 5 membros consultores e 48 membros representantes de subseções (confira aqui a lista completa). Além da presidente, a comissão é conduzida pela vice-presidente Caroline Farias dos Santos, pela secretária Daniele Banzzatto e pela secretária adjunta Thaís Magrini Schiavon.

“A comissão já vem exercendo um magnífico trabalho e hoje temos a posse solene. A doutora Mariana Lopes tem se mostrado uma gigante à frente da comissão em trabalho por todo o Paraná. Portanto, registro palavras de gratidão para com a presidente e toda a comissão, que contagiam a todos com sua empolgação e força de trabalho. Fico feliz em ver aqui muitos rostos jovens, o que mostra que é animador o futuro que se avizinha. Também comecei a colaborar com a Ordem pela Comissão da Mulher Advogada, numa época que havia muito desconforto quanto ao seu papel. Hoje é uma honra estar aqui, ver que a comissão está integrada ao cenário nacional, tratando da igualdade e da defesa dos direitos fundamentais inscritos na Constituição Federal”, afirmou a vice-presidente da seccional.

Marilena Winter saudou também os advogados presentes, lembrando que sua presença e sua atuação em prol da igualdade de gênero é muito significativa. “No âmbito da Comissão da Mulher Advogada, não tratamos de buscar a ocupação de poder, mas de buscar voz e igualdade”, destacou.

Pilares

“O trabalho da comissão está organizado em três pilares: a busca pela igualdade de gênero na profissão; a luta pelas prerrogativas da mulher advogada e ainda a atuação da mulher advogada por mulheres em situação de vulnerabilidade”, explicou Mariana Lopes. A comissão, detalha ela, está organizada em subcomissões para trabalhar dos seguintes temas: mulher advogada negra, prerrogativas, acompanhamento legislativo, políticas públicas e capacitação.

“Estamos também empenhadas no Programa CMA 360º, cuja meta é promover a interiorização do trabalho da comissão. Neste primeiro quadrimestre de 2019, estive em 21 subseções. Em cada encontro procuramos promover o encontro das advogadas do foro, para disseminar informações sobre a Lei Júlia Matos (Lei 13.363/2016), que estabelece prerrogativas próprias para a advogada gestante. Também abrimos diálogo com as presidentes das comissões da mulher advogada e com os presidentes das subseções visitadas e realizamos reuniões abertas dentro do programa Direito por Vozes Femininas”, enumera. Mariana Lopes planeja visitar as demais 27 subseções paranaenses da Ordem até o fim deste ano.

Encontro

O esforço da comissão está em consonância com a diretriz central da diretoria da OAB Paraná na gestão 2019-2021, que é ir aonde o advogado está. Ao saudar as advogadas, já no fim da solenidade, o presidente da seccional, Cássio Telles, lembrou que a capilaridade permitiu que o mês da mulher, celebrado em março, fosse lembrado em todas as subseções com eventos significativos, destacando a luta contra a violência de gênero e a busca pela igualdade. “Fechamos o mês com a Feijoab, evento em prol das mulheres vítimas de violência. Foi também um marco da união da advocacia. Já na posse deixamos claro que esta diretoria tem como bandeiras a solidariedade e a fraternidade. Vamos mudar a sociedade com as ferramentas que temos. Por isso desejo ótimo trabalho à comissão, que vai participar da realização desse ideário”, declarou o presidente.