Corregedor-regional apresenta à OAB Paraná proposta de equalização no âmbito do TRF4

O corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, foi recebido na tarde de quarta-feira (17/8) pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, para apresentar a proposta de especialização, regionalização de competências e equalização do volume de trabalho das unidades judiciárias de 1º grau no âmbito da corte, em medida semelhante à adotada em 2018. Participaram também do encontro o conselheiro estadual Fábio Grillo, o conselheiro estadual Emerson Fukushima, também coordenador do Observatório do Judiciário da seccional; a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério; o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antônio Savaris, e a assistente do corregedor-geral, Ângela Cosenza.

A equalização já aconteceu anteriormente, mas sem consulta prévia à advocacia, que só pôde discutir os impactos posteriormente. Desta vez, enquanto debate o tema com a magistratura federal, a Corregedoria Regional está comunicando antecipadamente a advocacia por meio das três seccionais do Sul, o que, na avaliação de Marilena Winter, estabelece um importante canal de diálogo entre as instituições. No que diz respeito ao Paraná, a presidente pediu um prazo para avaliar o plano de alteração com as subseções envolvidas nos planos de mudança. “Louvamos a maior transparência do processo adotado pela Corregedoria, que incluiu o diálogo com a advocacia. Ainda que em curto prazo, temos a oportunidade de compreender o foco das mudanças, analisar as propostas e opinar. O corregedor-regional firmou conosco o compromisso de aguardar as considerações da advocacia paranaense”, afirma ela.