Edina Pereira, a decana da OAB Campo Mourão

Edina Pereira lembra perfeitamente a data em que começou a trabalhar na OAB Campo Mourão: 1º de julho de 1989. Prestes a completar três décadas de serviços prestados à Ordem, ela recorda detalhes de cada ano que passou ali dentro.

Quando foi convidada para assumir o posto pela diretora tesoureira à época, Luzia Terezinha Grasso Ferreira, hoje magistrada, a Seccional paranaense era presidida por José Cid Campêlo. Havia apenas 72 advogados inscritos nos quadros da subseção – número que Edina também lembra com precisão.

“Tive a honra de conhecer o Dr. Cid Campêlo. Além dele, conheci Francisco Accioly, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, e todos os demais advogados que passaram pela presidência nesse período. O Dr. [Airton] Molina costuma brincar que sou a decana da subseção”, conta.

Antes de aceitar o desafio de trabalhar na Ordem, Edina trabalhava com o advogado Jose Luiz Gurgel, que presidiu a subseção no triênio 1991/1993. “Comecei a ajudar na OAB em paralelo com o escritório. Quando a atual sede foi comprada, em 1988, recebi o convite. Foi difícil escolher entre o escritório e a OAB, mas optei por encarar o desafio e abraçar a oportunidade. Não me arrependo”, relata.

“A OAB é uma entidade valorosa. Não conheço outra que represente tão bem uma classe. É uma instituição que representa a luta, e que também pune quando é necessário.  Amo esta entidade, me sinto parte dela”, frisa.

Não é exagero dizer que Edina conhece cada centímetro da OAB Campo Mourão. Ela participou de todas as decisões junto às diretorias que passaram. “Cada lâmpada, cada quadro, cada evento, a farmácia, a livraria, tudo fui eu que montei e idealizei junto com os diretores”, relembra. Foi Edina também que cuidou de cada detalhe da ampliação do anfiteatro da sede, inclusive angariando recursos junto à comunidade campo-mourense. “Ajudei até a carregar cimento”, brinca.

A máquina de escrever que utilizava no começo da carreira está guardada até hoje. O desenvolvimento da tecnologia e o processo eletrônico exigiram que ela também se aperfeiçoasse. “Nós, da década de 1960, sentimos alguma dificuldade com o processo eletrônico, mas a enfrentamos. Temos que correr atrás”, afirma.

“Tudo que passou vai se tornando uma retrospectiva muito grande. É uma longa trajetória: 30 anos não são 30 dias. É preciso muita dedicação, muita perseverança, muito carinho e amor pelo que se faz”, pontua Edina.

A dedicação e o carinho que Edina enaltece em seu discurso se refletem no atendimento a cada advogado que ela recebe. “Advogados de todo o país que vêm à nossa sede costumam dizer que em Campo Mourão têm um tratamento diferenciado. É porque aqui olhamos para o advogado em suas dificuldades profissionais, nas suas questões pessoais. Eles dizem que aqui se sentem em casa”, conta. A receita para isso, Edina faz questão de compartilhar: “é porque aqui tem amor”, diz.

Homenagem

A OAB Paraná prestou uma homenagem à colaboradora durante a sessão solene de posse da nova diretoria da OAB Campo Mourão. A seccional reconheceu publicamente os 30 anos de dedicação e comprometimento de Edina à instituição. “As lutas só alcançam vitórias a partir do respaldo dos colaboradores que nos auxiliam.  Homenagear significa comemorar a lealdade, a dedicação e a concretização das bandeiras que desfraldamos. É uma ótima maneira de dizer muito obrigado”, afirmou o presidente da seccional, Cássio Telles.

“Temos toda a confiança em Edina. Posso dizer que ela vive a Ordem, é como se fosse a casa e a família dela. É uma funcionária que se você precisar ligar num sábado à noite ela está sempre pronta, comprometida. Sempre foi merecedora da nossa confiança”, destacou o presidente da OAB Campo Mourão, Renato Fernandes Silva Junior.