OAB Paraná completa 89 anos de serviços prestados à advocacia e à sociedade

A OAB Paraná completa 89 anos neste 15 de fevereiro e inicia a contagem regressiva para a celebração dos seus 90 anos. Ao longo desse período de história, a seccional tem marcante atuação em defesa das prerrogativas dos advogados, dos direitos fundamentais, da democracia e das liberdades.

Importantes marcos na sua história que merecem sempre ser lembrados: sua fundação em 1932 por João Pamphilo D’Assumpção, a criação da Caixa de Assistência em 1943, a Conferência Nacional de 1978, o movimento das Diretas Já em 1984, a criação da ESA em 1988, a criação do TED em 1995, a instituição da OABPrev em 2008, o Movimento O Paraná que Queremos em 2010, a campanha de eleições diretas para o Conselho Federal em 2020, entre tantos outros nessas quase nove décadas de lutas e realizações.

VEJA AQUI O VÍDEO ALUSIVO À HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO.

“A advocacia paranaense sempre mostrou qualidade, tenacidade, união e compromisso com as grandes causas relacionadas à nossa Constituição Federal: legalidade, igualdade, combate à corrupção e democracia. Essas são bandeiras que a advocacia paranaense sempre desfraldou e defendeu de forma exemplar”, afirma o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

“O apoio à aprovação da paridade de gênero, das cotas raciais, as políticas inclusivas em suas estruturas internas, as ações voltadas ao combate à corrupção, ao aumento injustificado de custas, ao enfrentamento da violência, a participação e o engajamento solidário em momentos de crise são exemplos significativos do seu amadurecimento, cada vez mais sintonizada aos valores e princípios constitucionais democráticos”, aponta a vice-presidente Marilena Winter.

A seccional constrói sua linha de ação em diversas frentes e hoje a advocacia paranaense conta com uma série de braços para dar suporte em diferentes momentos da vida e da carreira. A Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), por exemplo, oferece diversos serviços de saúde, bem-estar e também apoio para a prática profissional. Durante a pandemia da covid-19, mais uma medida foi lançada com o Programa +Cuidado da CAA-PR, que reuniu auxílios extraordinários, auxílios estatutários e programas on-line.

A OAB Prev forma um fundo de seguro e dos mais sólidos do país. Em 2020, o número total de participantes do fundo chegou 17.077 pessoas e o total investido atingiu a R$ 475 milhões.
A Escola Superior da Advocacia (ESA) sempre oferece aprofundamento e atualização sobre os principais temas do direito e se consolidou como referência nacional com o passar dos anos. Destacam-se o processo de interiorização e a criação da ESA on-line, plataforma virtual de cursos.

Ética e prerrogativas profissionais são a linha de frente de sua atuação e a base para a garantia dos direitos dos cidadãos. Por isso, o seu sistema de defesa das prerrogativas também cresceu, se estruturou e se fortaleceu. “A advocacia paranaense reafirma, nos 89 anos de sua entidade, esses compromissos, atuando sempre com independência e firmeza na defesa dos direitos fundamentais do povo paraense e brasileiro”, completa o presidente.