Posse inaugura solenemente a gestão 2019-2021 na OAB Palotina

Em solenidade presidida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, a nova diretoria da OAB Palotina tomou posse na quinta-feira (4/4). O novo presidente é o advogado Evandro Mauro Vieira de Moraes. A diretoria é composta ainda pela vice-presidente Vera Lucia de Souza Duim; pela secretária-geral Lacy Maria Riedi; pelo secretário-geral adjunto Fernando Aloisio Hein; e pelo tesoureiro Vinícius Chiella Sauer.

A cerimônia contou também com a presença de Suzana Perboni e Cleverton Cremonese de Souza, diretores da Caixa de Assistência dos Advogados; do presidente da OAB Assis Chateaubriand, João José Meneses Bulhões Ferro; do presidente da OAB Cascavel, Jurandir Ricardo Parzianello Junior; do presidente da OAB Goioerê, Cassiano Ricardo Bocalão; do presidente e da vice-presidente da OAB Guaíra, Jean Carlos Neri e Lisiane Campos; do presidente da subseção de Iporã, Luiz Guilherme de Souza Lima; a presidente da subseção de Marechal Cândido Rondon, Nair Scripchenco Galles; do presidente da subseção de Nova Esperança, Amauri Sergio Santoro Felipe; da presidente da OAB Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert; da presidente da OAB Toledo, Anemere Dulaba Marcondes; dos conselheiros seccionais Luiz Cláudio Nunes Lourenço, de Guaíra; Flávio Furlan, de Toledo; e Consuelo Guasque, de Ponta Grossa; dentre outras autoridades.

Vieira de Moraes agradeceu às crianças do Projeto Sinônimos de Palotina que realizaram uma apresentação com violinos. O projeto foi idealizado pelo professor Aquiles da Cruz, que trouxe a ideia de São Paulo para atender crianças carentes com aulas de violino.

Durante a cerimônia, Cássio Telles louvou a união dos presidentes de subseções e destacou a construção da nova sede da subseção de Palotina em um terreno que recebeu de doação do município.

A subseção de Palotina congrega cerca de 200 advogados ativos que atuam também no município de Maripá.

Confira a íntegra do discurso do presidente da OAB Palotina

Boa noite,

Meus queridos amigos e queridas amigas, agradeço a presença de todos nesta solenidade de posse e renovação do compromisso com a advocacia.

Cumprimento a mesa de honra iniciando pelo dr. Cássio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná; dr. Cleverton Cremonese de Souza – presidente da OAB Subseção Palotina no triênio 2016/2018; dra. Suzana Perboni – diretora da Caixa de Assistência dos Advogados e conselheiros; dra. Maria Tereza Tomaz – juíza de direito, diretora do Fórum da Comarca de Palotina; dra. Cristiane Aparecida Ramos – promotora de Justiça e demais autoridades de outros órgãos aqui presentes e já nominadas; membros da diretoria anterior e ex-presidentes (dr. Enimar; dr. Leocir e dr. Airton); advogados de Palotina e região; bem ainda os integrantes da imprensa.

Cumprimento também a equipe do escritório (dr. Leocir; dra. Silvana; dra. Silvia e dr. Marcelo) e o setor jurídico do município (dr. Osvaldo Carnelosso; dr. Bruno Galli; dr. Marcelo Ródio; dr. Osvaldo Krames e o Pablo)

Peço licença para agradecer minha família. Meu pai, Jordão vieira de Moraes, falecido há 35 anos, e minha mãe, Maria Luiza, falecida há 20 anos. Eles não puderam estar aqui para me ver entrar na faculdade, mas certamente intercederam em meu favor para que se abrissem tantas portas até este dia. Agradeço também a minha esposa Caren, o meu filho Mateus Jordão, que perdeu a querida vovó Justina há poucos meses; o Sandro meu irmão e a Claudia sua esposa, minha irmã Vanessa e os sobrinhos Pedro e João que não puderam vir, a Manu, o Eder e o seu Ademar.

Agradeço a Kátia, secretária da subseção e estagiárias Amanda e Larissa que auxiliaram nos trabalhos de organização; os demais integrantes da diretoria (Vera Duim – vice-presidente; Lacy Riedi – secretária-geral; Fernando Hein – secretário-geral adjunto; e Vinicius Sauer – tesoureiro); a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados dra. Fabíula que não pode se fazer presente por motivo de viagem e ao dr. Cleverton Cremonese de Souza, destacado amigo de infância desde a pré-escola, que se tornou um grande pai de família e profissional de conduta exemplar pelos trabalhos realizados em prol dos advogados de Palotina e do Estado do Paraná atualmente atuando como diretor da Caixa de Assistência dos Advogados pela Seccional, tendo a certeza de que continuará lutando para assegurar a dignidade aos advogados.

Parabenizo o dr. Laudio Soder, advogado e atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Palotina, pela cessão do uso do espaço para a realização deste grandioso evento e destaco a manifestação feita pelo dr. Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, que durante o evento de posse em Umuarama ponderou que cada vez mais a OAB tem investido em espaços e centro dignos para que os advogados e também a sociedade possam trabalhar e confraternizar, pois esta convivência e a aproximação auxilia a resolver conflitos em períodos que a frequência aos espaços forenses e repartições públicas tem diminuído frente a adoção de recursos tecnológicos.

Com este mesmo pensamento, é oportuno o agradecimento aos representantes dos poderes legislativo e executivo municipais que atenderam reivindicação da Seccional e promoveram a doação de terreno para a construção de nova sede da OAB, espaço não somente necessário aos advogados, mas para a sociedade como um todo assim como temos o exemplo desta Associação Comercial que fomenta o uso de seu espaço para fins pacíficos e produtivos.

Destaco com muita felicidade e inestimável gratidão a presença dos presidentes de outras subseções, vindo de cidades distantes com seus recursos próprios e privando-se de momentos com suas famílias, para reforçar a caravana da advocacia, fato que tem marcado as solenidades por todo o estado e peço licença para apresentá-los a nossa comunidade.

Na condição de anfitrião da noite entendo ser necessária a apresentação do presidente Cássio, tendo em vista a presença de pessoas que não trabalham no meio jurídico.

Cássio Lisandro Telles é advogado que foi presidente da Subseção de Pato Branco nos anos de 1995 até 1998 e continuou atuando posteriormente como vice-presidente da Seccional nos anos de 2013 até 2015; em seguida foi presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e atualmente foi eleito como presidente da Seccional do Paraná.

O doutor Cássio destaca-se pelo grande esforço que vem fazendo, de forma incansável para renovação dos compromissos, se fazendo presente em todas as subseções do Paraná e também visitando as demais comarcas através do Projeto OAB Total.

Na presente data mais uma vez o dr. Cássio demonstra seu compromisso com a advocacia de base ao se fazer presente para acompanhar a solenidade de posse em Palotina, tendo em vista que na mesma data está ocorrendo evento na cidade de Curitiba com a presença do presidente do Conselho Federal, demonstrando que inexiste vaidade em sua atuação nos interesses da classe e que sabe da necessidade dos profissionais mais distantes.

No início da faculdade me chamava a atenção uma referência feita por Oliveira Vianna no livro Instituições Políticas Brasileiras, mais precisamente as fls. 110 quando comentava o pensamento de Simão de Vasconcelos, cronista religioso que produziu relatos por volta de 1650 e dizia: de onde nasce que nenhum homem nesta terra é republico, nem vela ou trata do bem comum, senão cada um do particular. Pois o que é fontes, pontes, caminhos e outras coisas públicas, é uma piedade, porque, atendo-se uns aos outros, nenhum as faz, ainda que bebam água suja, e se molhem ao passar os rios e se orvalhem ao passar os caminhos.

Sempre refleti sobre isso e a partir de então pude constatar que evoluímos.

A Constituição Federal estabeleceu a família como a base da sociedade no art. 226 e vimos o fortalecimento de outras instituições que surgiram para auxiliar a atividade estatal dentre as quais se destaca a Ordem dos Advogados do Brasil.

Historicamente nos momentos mais difíceis e de crise estas entidades levantaram a bandeira da defesa da fraternidade e da liberdade, pois é o que determina o art. 1º da Constituição Federal de 1988, quando afirma que a República Federativa do Brasil se constitui em Estado Democrático de Direito.

Estas instituições passaram a contribuir com a sociedade, exigindo o cumprimento dos princípios do art. 37 da Constituição Federal, com o atendimento da legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade e eficiência.

Assim, embora tenha exercido a função de secretário-geral desta subseção, foram nos quatro meses que se passaram, durante o primeiro Colégio de Presidentes que tive maior oportunidade de ouvir e aprender como o sistema da OAB está muito bem estruturado.

A Ordem dos Advogados do Brasil tem se mostrado muito eficiente, propiciando diversas conquistas aos advogados e ao mesmo tempo demonstra transparência através de mecanismos como o sistema integrado das subseções e OAB controle; realizando a publicação dos seus atos em diário eletrônico.

Por seus princípios democráticos e luta em defesa das liberdades, nos seus 87 anos de história a Ordem dos Advogados do Brasil tem auxiliado o país a passar por dificuldades e enfrentar crises e por sua representatividade já sofreu inúmeros ataques.

Em momento mais recente o desvirtuamento de recursos tecnológicos permitiu que fossem lançadas inverdades contra os advogados, procurando dar rótulo político a instituição.

Em menos de um ano ocorre um impeachment e a OAB é taxada de contrária a ala política daquele momento. Logo em seguida, por defender o Exame de Ordem e a definição de critérios para abertura de novos cursos passa a ser contra a ala política existente, como tentativa de dividir a classe.

Parecem esquecer que os advogados se constituem em profissionais de extremo senso crítico e que não podem ser considerados como simples massa de manobra, bem ainda que cada qual possui livremente suas ideologias políticas, mas que estas não se aplicam a instituição, porque a OAB não é de direita, a OAB não é de esquerda, e nas palavras do nosso presidente dr. Cássio é a trincheira de defesa da democracia e o escudo da Constituição, e assim é porque constituída sob a forma de serviço público federativo que tem por finalidade a defesa de nossa carta; a boa aplicação das leis; o aperfeiçoamento da cultura e instituições jurídicas, a promoção da seleção e disciplina dos advogados conforme estabelece o art. 44 do estatuto da advocacia (lei 8.906/1994).

Reforço o compromisso com os advogados dizendo que respeito todas as instituições e seus dirigentes, e que em conjunto precisamos lutar para garantir um futuro melhor. Particularmente escolhi exercer minha função de forma técnica e por isso posso afirmar que em razão desta premissa não tive até hoje qualquer anotação de filiação partidária em meu registro eleitoral.

Sou advogado com muito orgulho, minha família depende deste trabalho e por isso me propus a defendê-lo, sabendo que o dirigente de ordem atua de forma altruísta, vou lutar pela melhoria e defesa de nossas conquistas como a remuneração da advocacia dativa e evitar que sejam exigidos deslocamentos até outras comarcas; assegurar que as prerrogativas funcionais sejam respeitadas, que os honorários sejam dignos e que haja paridade de armas, pois não há o devido processo legal sem aquele que opera a defesa e que o faz em favor do próximo.

Por falar em confiança, espero com nossa diretoria realizar uma gestão honesta e integrada com a sociedade, ajudando a construir pessoas melhores e por isso optamos neste dia com a ajuda de todos organizar este espaço e em contribuir com a destinação de recursos para aquisição de instrumentos para as crianças e adolescentes que nos auxiliaram com a receptividade, alunos estes atendidos pelo projeto filantrópico do professor Aquiles.

Finalmente, destaco o estimulo recebido dos advogados da subseção ao manifestarem nas urnas o total apoio a nossa diretoria da subseção e também a seccional com aproximadamente 96% de aprovação, o que equivale praticamente a totalidade dos votos válidos, bem ainda a participação ativa dos profissionais no início dos trabalhos, com a adesão das comissões e dos voluntários, o que demonstra amadurecimento de nossos pares e que estaremos ombreados com o trabalho da seccional. Advogados da subseção de Palotina e Maripá, peço que fiquem em pé para receber uma calorosa salva de palmas.