OAB-PR e TRE-PR fazem balanço positivo das Jornadas de Direito Eleitoral promovidas em parceria

Nesta quarta-feira (28/9), a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, se reuniram para fazer um balanço das ações promovidas em conjunto pelas duas instituições, com a celebração do termo de cooperação técnica, em agosto. Em setembro, OAB Paraná, por meio da Comissão de Direito Eleitoral, e a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) do TRE-PR promoveram a “I Jornada de Direito Eleitoral, Democracia e Cidadania”. O curso presencial foi ministrado em Maringá e Londrina, respectivamente nos dias 2 e 5 de setembro.

“Em que pese o fato de vivermos tempos de desterritorialização, o fato é que algumas informações não chegam a totalidade dos advogados. Cerca de 60% dos inscritos na secional atuam no interior. Ações como a jornada, que nos permitem levar informação ao profissionais, nos alegram muito, pois nos permitem bem cumprir a missão de ir aonde o advogado está, de valorizar a classe. Nos dá orgulho colocar a OAB a serviço dessa boa prática de da Justiça de modo geral”, afirmou Marilena Winter.

Participação

O presidente do TRE-PR, destacou que “A democracia só é madura quando o protagonista é o cidadão”. O desembargador citou diversos outros esforços conduzidos pelo tribunal para disseminar informações e conscientizar todas as faixas da população – dos jovens aos idosos – sobre a importância da participação no processo eleitoral. Presente ao encontro, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraná, Leandro Rosa, apontou a instalação de urnas em hospitais como resultado desse empenho e frisou: “É uma iniciativa inédita no Brasil”.

Participaram também da reunião o juiz membro do tribuna e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos; o coordenador executivo da escola, Jillian Servat. O secretário de gabinete da presidência do TRE-PR, Josmar Ambrus e também o advogado londrinense Marcus Ginez da Silva. Tanto Santos quanto Servat destacaram a importância da parceria com a OAB Paraná para a capilarização dos cursos promovidos pela EJE-PR.